Copa do Mundo Em Fim de Ano: Prós E Contras
A princípio essa Copa do Mundo no Catar é diferente de todas as tradições da FIFA: acontece num país árabe sem tradição no futebol, durante o inverno no hemisfério norte em em pleno fim de ano. Sendo assim, há controversas se essas mudanças foram positivas ou não.
Seja como for, a verdade é que esse megaevento esportivo engaja o mundo todo. Portanto nós trouxemos os principais pontos para você avaliar e tirar suas conclusões. Acompanhe a seguir:
Impacto na produtividade
Aqui na Voilà nós temos muito contato com executivas, mulheres que são gerentes e chefes. Então nós decidimos abrir uma conversa interna com nossas clientes sobre o que elas pensam do impacto da Copa na produtividade.
Segundo essas líderes, o fato de o evento ocorrer no finalzinho de ano — época propícia à desaceleração da rotina — ajuda a manter a equipe engajada e unida juntamente com uma taxa de produtividade normal.
Adicionalmente, nossa avaliação é que é muito bom sextar com todo mundo no mesmo desejo de vitória da Seleção.
Contudo, opiniões à parte, também termos que analisar números em outros contextos, como faremos a seguir com a Black Friday.
Copa e Black Friday são amigas?
Os resultados da Black Friday 2022 nos levam a pensar se o copo está meio vazio ou meio cheio.
De acordo com o portal Canaltech¹, os grandes varejistas como B2W e Via Varejo estão desconsolados com a queda de 28% nas vendas em relação à edição 2021. Por outro lado a semana anterior à Black Friday registrou um aumento de 8% nas vendas se comparado com o mesmo período do ano passado.
Tá! Mas e o que que a Copa do Mundo tem a ver com isso?
Bem, segundo o site Reclame Aqui², a copa flopou a Black Friday. Para o CEO do portal que visa dar voz ativa ao consumidor brasileiro, a estreia da Seleção na quinta-feira anterior, mudou o foco do público. Desse modo, estratégias de marketing que apostavam no interesse por descontos acabaram sendo ignoradas.
Recomendados pelo LinkedIn
Contudo, antes de bater o martelo sobre a culpa da competição esportiva, temos que ouvir também o Google³ que há muito tempo já vinha avisando que as marcas tinham que entrar em campo com os jogadores.
Entrar em campo significa alinhar símbolos, artes promocionais, ofertas e monitorar o que é buscado por quem está esperando pela competição. TVs, sofás, camisas de seleções e bebidas são exemplos de produtos que o torcedor procura muito antes das partidas. Talvez pensar dessa forma ajude a entender o aumento das vendas na semana pré-black.
Em conclusão parece que a Copa realinhou a Black Friday e quem captou essa mudança a tempo saiu ganhando.
Concluindo com o Natal 2022
Por último e não menos importante, em nossa avaliação o Natal deve ser afetado pela ressaca da Copa. Isso porque o consumidor já terá gasto dinheiro com as celebrações de jogos, já terá sofrido ou comemorado a final do campeonato. Desse modo as pessoas podem celebrar as festividades natalinas com mais comedimento.
No entanto, esse é um palpite nosso "para o bolão" e claro que queremos saber sua opinião também. Compartilhe este texto com sua rede e comente para nós o resultado.
Fontes:
Tags: