Copywriting que converte: 7 erros para não cometer mais
Olá! Espero que esteja tudo bem.
Após falarmos sobre gatilhos mentais, fórmulas e habilidades de escrita persuasiva, hoje, na nossa última news de copywriting, queremos fechar essa trilha de conteúdos explicando os 7 erros comuns para você evitar e continuar desenvolvendo um copy de sucesso.
Os 7 erros mais comuns em copywriting:
1.Comunicar com pouca clareza.
Para começar, vamos falar de comunicação. Esse é um erro muito comum, pois, nós, que estamos imersos na cultura da nossa empresa, geralmente temos muita clareza dos serviços que ela oferece. Porém, nem sempre quem está de fora (nosso cliente) tem a mesma percepção.
Aqui no Comunique-se, por exemplo, há algum tempo verificamos nossos canais de comunicação para entender se estávamos sendo claros a respeito dos nossos produtos e serviços.
Uma ação simples e concreta que tomamos foi alterar nossa BIO do Instagram, adicionando de forma bem clara quais são os serviços que oferecemos.
Essa ação resultou em menos questionamentos, pois nossa proposta de valor ficou clara. No entanto, para isso acontecer, tivemos que olhar nossa marca pelo olhar do cliente.
2. Exagerar nos benefícios do serviço
Como já comentamos aqui na nossa News, o copy sempre deve ser verdadeiro. É importante ressaltar as qualidades do nosso serviço ou produto, isso deve ser feito! Mas, todas essas informações precisam ser verídicas.
Tome cuidado para não chamar o seu produto de “o melhor do Brasil” quando ele não é. Ou de “o mais barato” quando facilmente se encontra outro produto com menor preço.
Fique atento também às expressões clichês que já são “manjadas” pelos consumidores e entendidas como “exageros” de marketing.
3. Escrever parágrafos grandes ou pequenos demais
Essa dica é ótima para quem quer aperfeiçoar SEO e escrever bons textos. O tamanho dos parágrafos pode prejudicar a escalabilidade do seu conteúdo. O ideal é que não ultrapasse quatro linhas.
Também tome cuidado com os períodos das frases. Evite frases com períodos muito longos, essa ação auxilia na leitura.
Você pode utilizar palavras em negrito para destacar termos importantes que você deseja que o leitor preste atenção.
Recomendados pelo LinkedIn
4. Duvidar da inteligência da persona
Como compreendemos no tópico 1, explicar pouco não é bom. Porém, explicar demais pode ser ofensivo.
Busque um equilíbrio para tratar sua persona de forma que ela entenda seu produto e você consiga explicar os benefícios sem parecer cansativo ou repetitivo.
5. Trazer informações inverídicas
Essa situação acontece quando uma empresa divulga dados inverídicos de forma proposital.
Atualmente, com tanto acesso à informação, os consumidores podem facilmente descobrir a realidade e checar dados. Lembre sempre de revisar as informações, dados e estatísticas do seu copy antes de publicar.
6. Aplicar muitos gatilhos
Os gatilhos são excelentes para contribuir com a tomada de decisão, porém, é necessário escolher quais gatilhos serão utilizados no copy. Aplicar todos de uma só vez, pode causar uma enxurrada de informações, cansando o leitor com tantos argumentos.
Para aprender como usar os gatilhos de maneira correta, leia nossa news sobre gatilhos mentais.
7. Cometer erros gramaticais
Sabemos que cometer um erro de digitação é inevitável, uma hora vai acontecer. Porém, busque sempre revisar o seu copy antes de publicá-lo.
Releia com atenção para verificar os erros e, em peças muito importantes, peça ajuda de uma pessoa de fora da equipe para conferir se há clareza e coerência.
Conclusão
Para encerrar nossa trilha de conteúdo sobre copywriting, queremos te estimular a continuar estudando e treinando. As habilidades de escrita são aperfeiçoadas conforme as desenvolvemos.
Gostou desse conteúdo? Não se esqueça de compartilhar com sua rede.
Até a próxima news, “Fala, Bocão”.