Corporativismo: o ringue nosso de cada dia
Imagem Google

Corporativismo: o ringue nosso de cada dia

Todos nós sabemos que existe uma luta diária nas empresas e que a luta é mais de ego que de trabalho.

Desde que comecei a trabalhar em instituições me deparo com o sistema que rege o capitalismo, o corporativismo.

Minha primeira experiência foi em uma empresa com raízes americanas e nova aqui no Brasil, eles tinham a ideia que seu trabalho deveria ser o melhor lugar para você, pois é ali que você passa a maior parte do tempo.

Em 5 anos que vivi ali, vi esse conceito praticamente ir acabando aos poucos, não por causa da empresa em si e de como o fundador gostaria que ela fosse, mas por causa das pessoas que estavam ali.

O corporativismo, na cabeça dos limitados e nada evoluídos é um ringue, onde não vence o melhor, o mais forte ou o mais capacitado, vence aquele que é esperto, mal-intencionado, egoísta e tenta a todo custo manter ou subir de cargo.

Por causa do dinheiro? Do prestígio? Para dizer que venceu porque é melhor que o outro?

Eu acho que é por causa do EGO mesmo e daí vem EGOÍSMO. Essa é a palavra que vence!

Esse sistema para mim é o pior sistema da sociedade, é aqui que as pessoas mostram quem realmente são e estão tão preocupadas consigo mesmo ao ponto de não pensarem na coletividade, no sistema como um todo.

Se instalou uma ideia que você precisa crescer e agarrar seu emprego sem pensar no coletivo. A grande maioria não pensa que se você somar com mais pessoas sua empresa pode ir muito mais longe do que você sozinho, que não é preciso derrubar ninguém para chegar onde eu quer, que não é preciso ser desonesto para alcançar seus objetivos.

O que reina ainda é: faço o que for para chegar lá e você não me atrapalhe que passo por cima de você! Que ultrapassado! 

Atualmente estou no mercado procurando novas oportunidades e fico chocada como pessoas da sua área não te ajudam, se você pedir para levarem seu currículo, se você pedir uma indicação ou sobre o alerta de alguma vaga.

São todas da mesma área que você, estão no mercado, mas não podem colaborar com você, estão muito ocupadas mantendo seus empregos por troca de salário, estão com receio de você também conseguir um emprego como o delas ou por egoísmo mesmo e você que se vire. Não entendo! A ajuda vem sempre de profissionais de outras áreas. (Obrigada galera!)  

No corporativismo as pessoas ainda têm o pensamento retrógrado totalmente voltado para si.

É por isso que muitas empresas penam em manter a qualidade, estruturas que realmente funcionam, carecem de inovação (porque até conhecimento as pessoas sonegam, ninguém ensina ninguém), penam para se destacar das outras, porque o quadro de funcionários é sempre igual.

Eu que cresci em um ambiente cristão e aprendi que o coletivo é o que importa, que tudo deve ser compartilhado, que devemos nos colocar no lugar do outro, que não existem melhores nem piores, que se você se dedica você vai colher o fruto daquela dedicação, que riqueza mesmo só é riqueza e abençoada quando compartilhada, que juntos vamos muito mais longe....

Quando me deparei com o corporativismo entrei em choque.

Sonho em um dia que o corporativismo vire colaborativismo, onde todos entendam que fazemos parte de um todo, que juntos podemos ir mais longe, que tem lugar e espaço para todo mundo, que se eu me coloco no lugar do outro eu começo a enxergar melhor do lugar onde estou e isso me ajuda a melhorar, que compartilhar meu conhecimento me ajuda a crescer mais do que quem estou ensinando, que ser honesto em todas as minhas ações e relações podem me ajudar a construir uma carreira sólida e com orgulho.

Que a gratidão a empresa, ao meu chefe me ajudam a entender que tenho um trabalho e tenho que fazer o meu melhor não só por mim, mas para construir uma grande empresa, até porque se estou em uma grande empresa é bom para mim também.

Ter pessoas que pensem no coletivo ao invés de si, pode ser a maior inovação que uma empresa pode ter nos dias de hoje.

Alessandra Markiewicz

Massoterapeuta e Terapeuta Corporal Holística - Práticas Integrativas de Saúde

8 a

Adorei o texto. Muito bom!

Flávio Negretti Cruz

Gestão em Supply Chain | Planejamento Operacional | Logística | Operações | PCPM | DRP | Logística Empresarial | Produção

8 a

Adriana, parabéns pelo texto e compartilho da mesma opinião que você. Acredite eu conheço uma empresa onde todo este pensamento é colocado em prática. Se trata de uma oportunidade onde o mercado está em crescimento. Se tiver interesse entre em contato. Flavio Negretti

Danilo Lara

Consulting Systems Engineer at Fortinet | CISSP | CCSP | NSE 7 | CSAP | CySA+ | Security+

8 a

Concordo plenamento, Adriana. Excelente texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Adriana Cunha Ribon

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos