A CORRUPÇÃO CORRE SOLTA NO BRASIL
JUACY DA SILVA *
Enquanto isso outros investigados e presos por corrupção no Rio de Janeiro foram soltos por determinação judicial do STF?
É revoltante ver essas cenas de roubo explícito e o cinismo desses criminosos de colarinho branco, travestidos de autoridades e representantes do povo ou empresários.
Antes era o Rio de Janeiro que foi governado por uma quadrilha de criminosos de colarinho branco, agora surge Mato Grosso para fazer companhia ao Rio Grande do Norte, Minas Gerais e outros estados.
A corrupcão é a chaga, o câncer que está destruindo o Brasil, o povo paga tantos impostos, cada dia a carga tributária é maior, mas a corrupção e a incompetência de nossos governantes e gestores públicos estão estrangulando os servicos públicos, onde o caos impera abertamente.
Além de pagar uma carga tributária exorbitante, quem precisa de saúde de qualidade tem que pagar planos de saúde; quem quer educação de qualidade para seus filhos tem que pagar escola particular; quem quer segurança tem que colocar cercas eletrificadas e pagar segurança particular, enqunto isso os serviços básicos como saneamento, infra estrutura, justiça e outros serviços públicos estão cada dia piores.
Será que um Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras municipais cheio e cheias deste tipo de politicos tem moral e legitimidade para propor, aprovar Leis, Reformar a Constituição ou reformas que vão penalizar ainda mais o povo, enquanto os privilégios, mordomias e benesses continuam favorecendo esta casta de privilegiados?
Será que é justo um país que paga um salário mínimo de fome aos trabalhadores que dão o duro enquanto alguns marajás da República recebem dos cofres públicos, dos impostos pagos por uma população que sofre, verdadeiras fortunas, mais de um milhão de reais por ano?
Imagine, um trabalhador que recebe salário mínimo por mes, terá que trabalhar 48 anos para ganhar o que recentemente recebeu um juiz em Mato Grosso. Muita gente pensa que a Índia seja o país dos marajás, mas pensam assim porque não conhecem a nossa realidade social, econômica, política e institucional.
O Brasil em matéria de concentração de renda, riquezas e privilégios custeados e mantidos pelos cofres públicos está enre os piores do mundo. O poder público no Brasil é parceiro na acumulação de capital e contribui com renúncia fiscal, juros subsidiados para o enriquecimento de grupos e pessoas que vivem `a sombra do poder e das benesses das tetas dos cofres públicos, inclusive corrompndo autoridades públicas, como a Lava Jato e outras investigações tem demonstrado sobejamente.
Pense nisso e imagine o que podemos e devemos fazer para nos livrar desta corja de salteadores dos cofres públicos e seus apaniguados.
*Professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, ariticulista e colaborador de jornais, sites e blogs, email professor.juacy@yahoo.com.br blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy