C.O.T - COMANDO DE OPERAÇÕES TÁTICAS - POLÍCIA FEDERAL

C.O.T - COMANDO DE OPERAÇÕES TÁTICAS - POLÍCIA FEDERAL

COT, A TROPA DE ELITE DA POLÍCIA FEDERAL

jan 29, 2017  |  1   |  

“Em qualquer hora, em qualquer lugar para qualquer missão”. Esse é o lema do COT – Comando de Operações Táticas da Polícia Federal. Essa tropa de elite tem em sua equipe homens dedicados, equipamentos diferenciados e muita dedicação ao Comando de Operações Táticas.

É nas operações mais arriscadas da Polícia Federal que o COT entra em ação, essa tropa mais do que preparada que teve início em 1987, quando os primeiros homens começaram a ser recrutados.

Alguns anos antes, o país estava preocupado com a possibilidade de ações terroristas em território nacional, assim como possibilidades de sequestros de aviões e atentados com bombas. Foi então que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, junto com o Ministério da Justiça, passaram a idealizar essa tropa de elite, que daria inicio ao COT.

COMO ATUA O COT – OPERAÇÕES TÁTICAS DA POLÍCIA FEDERAL?

Após o trabalho minucioso de investigação realizado pela Polícia Federal, a tropa de elite do COT vem para dar apoio nas ações táticas. De combate ao reflorestamento da Amazônia, a operações especiais para cercar a casa de Eduardo Cunha; o COT está sempre de prontidão para as mais difíceis missões, como roubo a banco, tráfico de drogas e qualquer tipo de ações que envolvem muito risco.

De acordo com dados divulgados sobre a tropa de elite, o COT tem aproximadamente 120 operações por ano. Nesse time, cerca de 40 soldados exaustivamente treinados para agir em grandes situações de riscos. Mas o COT também atua em operações especiais, como desmontar toda uma quadrilha conhecida por fraudar documentos de importação de carros de luxo.

 COMO É O TREINAMENTO?

A carreira dos soldados do COT é um pouco parecida com a de atletas profissionais, devido ao treinamento exaustivo que na realidade busca quase uma perfeição. Tanto que o COT conta com poucos soldados que fazem parte dessa importante tropa de elite brasileira.

Quem atua no COT não pode errar, porque isso pode ser fatal e o soldado pode acabar pagando com a própria vida.

No treinamento, nada de atrasos ou exercícios incorretos, pois o recruta pode pagar com 20 flexões. O preparo precisa ser intenso e exaustivo, pois eles irão enfrentar qualquer tipo de situação e em qualquer lugar do país. É preciso aprender táticas de sobrevivência na selva, enfrentar temperaturas extremas, e muita tensão.

Durante o treinamento do COT, um soldado pode chegar a disparar até 8 mil tiros com armas de diversos calibres. Tudo para deixar a pontaria bem afiada.

O grande diferencial do COT em relação às outras tropas de elite é que eles são treinados para invadir lugares onde bandidos estão fortemente armados e até com reféns. Ou seja, situações limites e de muito conflito.

Durante o treinamento, os recrutas são colocados em situações que simulam ao máximo a realidade, como invasões em territórios indígenas e vagão de metrô.

Um dos objetivos nessas ações é invadir o local com determinadas estratégias para não levantar suspeitas. Cada ação e treinamento são repetidos exaustivamente para eliminar os erros e deixar a operação perfeita.

 COMO É POSSÍVEL ENTRAR PARA ESSA TROPA DE ELITE? 

Primeiramente, para fazer parte do COT – Comando de Operações Táticas – é preciso ter muita vontade e determinação e buscar a tropa de elite de forma voluntária. Além disso, é preciso já fazer parte da Polícia Federal.

Cada integrante precisa ter excelentes condições físicas para aguentar muito bem cada missão. Para que cada uma das habilidades sejam muito bem desenvolvidas, com frequência a direção-geral do COT dispõe de especialistas que realizam e fazem treinamentos de sobrevivência na selva até em mergulho e paraquedismo.

O grupo também realiza cursos tanto no Brasil como no exterior para buscar novos conhecimentos e aperfeiçoar suas habilidades.

CURIOSIDADES SOBRE A ATUAÇÃO 

  • Você sabia que o governo brasileiro, preocupado com a Copa do Mundo de 2014, investiu aproximadamente 10 milhões de reais para preparar o COT – Comando de Operações Táticas? A tropa de elite estava totalmente pronta para entrar em ação em caso de grandes problemas e situações de risco.
  • Bandidos e traficantes perigosos, como Juan Carlos Ramírez Abadía e Fernandinho Beira Mar costumam ser transferidos com o apoio do COT.

Desde que o COT surgiu, nenhum refém foi morto em operações conduzidas pela tropa de elite da Policia Federal.

29/01/2017 - WS

CRISTIANO DA SILVA da silva

Profissional Petrobrás de nível técnico, gestor e instrutor de segurança e MBA executivo em Segurança.

7 a

só uma correção meu caro no final do seu post . está se referindo à Polícia Militar e o COT é unidade do departamento de polícia Federal

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos