Covid-19 e Segurança: confira 7 orientações para gestão de segurança durante o período de pandemia

Covid-19 e Segurança: confira 7 orientações para gestão de segurança durante o período de pandemia

A pandemia mundial decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em razão do COVID-19, tem ocasionado severas (e imprevisíveis) mudanças no cenário mundial. A propagação do novo coronavírus tem sido responsável pelo colapso global da saúde e da economia, causando impactos financeiros enormes e sem precedentes. 

Há vários outros setores sendo afetados pelo período pandêmico. Tanto no Brasil como no mundo, uma das áreas mais afetadas é a da segurança. Em um cenário de desorganização econômica, no qual muitos empreendimentos e empresas têm optado por suspender suas atividades e a prestação de seus serviços, é preciso tomar alguns cuidados para que o planejamento da corporação não seja afetado por riscos.

Por isso, os consultores da Argos elaboraram sete orientações para auxiliar gestores de segurança na tomada de decisões.

1. Mantenha atividades de Inteligência

As atividades de Inteligência e Investigação dispõem de um arsenal de instrumentos capazes de colher evidências que favorecem a tomada de decisões, mesmo em situações críticas como a atual. A vantagem é que grande parte desses serviços pode ser feita através de um computador, o que possibilita a realização das ações de forma remota. Basta que o analista de inteligência tenha acesso ao banco de dados para levantar as informações necessárias e executar as análises, sempre baseado em uma abordagem investigativa rigorosa.

A Argos utiliza-se, além da experiência de mais de 20 anos na área de inteligência de órgãos governamentais, de acesso a sistemas e análise por inteligência cibernética, cruzando informações de várias bases.

2. Simule invasões no sistema e busque por vulnerabilidades

Muitas vezes, os sistemas podem apresentar brechas, como má configuração de softwares, falta de atualização do sistema e falhas na rede. Portanto, simular invasões por meio de técnicas específicas permite identificar potenciais falhas que podem deixar serviços e informações vulneráveis. E, consequentemente, evita ataques e danos reais.

3. Faça uma avaliação de riscos

Em um cenário crítico como o atual, é fundamental identificar potenciais ameaças para o empreendimento. A corporação precisa reconhecer os riscos e se preparar para lidar com eles.

4. Prepare um Plano de Contingência

É inegável que as restrições causadas pelo Covid-19 estão afetando as organizações. O Plano de Contingência serve justamente para impedir estragos maiores. Trata-se de um planejamento emergencial de segurança para que a organização seja afetada o mínimo possível.

Envolve ações como transporte alternativo de colaboradores, assistência remota, preparação de instalações e recursos provisórios, negociações com parceiros, contratações temporárias, entre outras ações.

5. Mantenha as estruturas de defesa ativas

Com a redução dos serviços de segurança pública durante o período, devemos considerar riscos como invasões de armazéns, danos, roubos, furtos, sabotagem, desvio de informações e outros. O momento, portanto, é de redobrar a atenção, e não de suspender as estruturas defensivas.

6. Use o período a seu favor

Aproveite o período para realizar manutenções (corretivas e preventivas), revisar planos, relatórios e processos e até mesmo para preparar treinamentos especiais para as equipes.

7. Prepare um Plano de Retorno

Assim como é fundamental pensar em estratégias para durante o evento, é imprescindível elaborar um plano de ações de recuperação para quando a empresa retomar as atividades normais. O objetivo é sincronizar ações e proteger os negócios de danos posteriores.

.

Com estas orientações, nós da Argos esperamos contribuir para que a empresa tome as melhores decisões, antecipe-se a ataques futuros e reduza os riscos que podem gerar prejuízos. Sabemos que o momento é delicado, e que restrições têm sido impostas para conter o avanço do vírus e preservar vidas. Mas, com os cuidados necessários, mesmo diante de uma situação sem precedentes, esperamos ultrapassar as adversidades com o mínimo de prejuízo possível.

Sigamos em frente!

Jorge Manhães∴

Security Manager INTERLIRA on behalf of NEXANS

4 a

Artigo muito bom, as orientações são pertinentes e bem práticas. Muito obrigado!

José Wilson Massa,CPP

Regional Security Manager na Bloomberg LP (Latin America) ASIS Assistant Regional Vice President (Region 8A - Brasil)

4 a

Excelente artigo, amigo! Vamos nessa! Abs

Alexandre Klem

Regional Director LATAM - Corporate Security & Investigation at Linde

4 a

Parabéns Bruno e equipe! Bom material pra um momento difícil como esse.

Anderson Carvalho

Security Manager & Port Facility Security Officer

4 a

Excelente material, obrigado Bruno e equipe Argos!

Pedro Sá

Gestão | Operações | Estratégia | Inteligência

4 a

Excelentes tópicos abordados no artigo! A manutenção ativa dos escudos de defesa não podem falhar, mesmo diante do grande impacto que estamos sofrendo. É a hora da Contrainteligência ser colocada a prova também. Como está bem escrito, nessas horas precisamos manter o que está funcionando de forma a mitigar ao máximo os efeitos, diretos e indiretos, ocasionados pela crise. É muito bom ver que há equipes e profissionais que estão na mesma sintonia, pensando na sustentabilidade da resiliência e no recovery, através de mecanismos da Inteligência e gestão de crises.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos