COVID-19: Mantenha-se Seguro, Mantenha-se Calmo e Siga em Frente
O artigo “História das Crises - Lições para Covid-19”, publicado em 12 de março no NEJM, descreve que as epidemias, ao que parece, geralmente passam por três fases:
(i) Os cidadãos geralmente ignoram os sinais de que algo está errado até que a aceleração do contágio e de suas consequências force o reconhecimento da situação.
(ii) A maioria das pessoas exige e oferece explicações. Explicações equivocadas, por sua vez, podem gerar reações irracionais da população.
(iii) As epidemias, com o passar do tempo, ficam sob controle. Entretanto, o impacto das perdas de vidas humanas e as consequências na própria sociedade duram muito mais.
Nesse sentido, a história sugere que, nesse ponto, nós e nossa sociedade nos beneficiamos em nos mantermos seguros, tomando as medidas preventivas adequadas como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações; mantermos a calma, pois medos exagerados e prioridades equivocadas podem se tornar um risco muito maior, conforme sugerido por David S. Jones em seu artigo; e seguir em frente com nossas atividades respeitando todas as diretrizes fornecidas pelas autoridades e organizações a que pertencemos.
Segundo outro artigo recente do WSJ, as estatísticas iniciais sugerem que a taxa de mortalidade é baixa nas pessoas mais jovens e aumenta significativamente na população idosa e nos indivíduos com doenças crônicas devido ao seu sistema imunológico mais frágil. Particularmente, para a população idosa, como explicado no artigo do WSJ, uma das razões para um sistema imunológico menos responsivo é o fato de o timo, um órgão do sistema imunológico, encolher a partir da idade adulta. As células T, soldados do sistema imunológico que amadurecem no timo, perdem parte de sua função. Existem algumas experiências iniciais para reverter esse envelhecimento do timo, mas abordarei isto em outro artigo.
A maioria das recomendações das autoridades inclui lavagem das mãos; evitar o contato físico desnecessário; quarentena de pessoas doentes e pessoas com alto risco de estarem contaminadas; evitar aglomerações como, por exemplo, cinema, eventos esportivos e shows.
Estatísticas da Itália mostram uma taxa de mortalidade bem superior ao da China, em especial nas faixas acima de 70 anos. Isto reforça a importância de distanciamento social e testagem intensiva no início da transmissão.
Ainda assim, é importante continuar e ter atividades sociais como jogar baralho com um pequeno grupo de amigos - que não estão doentes ou em risco - é bom, pois é importante manter-se conectado socialmente, mesmo que a conexão física seja limitada.
Medidas eficazes das autoridades, como o cancelamento de eventos com aglomerações públicas, juntamente com atitudes responsáveis da população podem tornar o surto de COVID19 muito menos dramático, pois atrasa a velocidade do contágio, o que evita muitos pacientes graves ao mesmo tempo (acima da capacidade de atendimento dos hospitais).
O gráfico abaixo publicado na Folha de São Paulo desta sexta-feira demonstra que países que estabeleceram medidas efetivas para reduzir a propagação do COV-19 tiveram aumento de 50 para cerca de 200 casos em 30 dias. Por outro lado, Itália e Irã tiveram aumento de 50 para cerca de 10,000 casos em 20 dias criando grande stress em seus sistemas de saúde. Nosso clima tropical somado às medidas que as autoridades vêm anunciando devem contribuir para um cenário mais favorável em nosso país desde que a população siga as orientações que vem sendo divulgadas.
Em suma:
Mantenha-se Seguro: seja responsável, seguindo as diretrizes estabelecidas pelas autoridades públicas e privadas.
Mantenha-se Calmo: é hora de ter serenidade. Não devemos ignorar a realidade nem aumentar sua gravidade. Tampouco devemos desperdiçar energia buscando "culpados" para a situação.
Siga em Frente: é possível manter uma vida produtiva, permanecer socialmente conectado e seguir as diretrizes das autoridades durante os próximos meses. Sempre que possível, interaja virtualmente.
Neuroscientist, Writer, Research, Languages and Communication Specialist
4 aExcelente intervenção... Curiosa para ler o artigo sobre o timo.
Gerente médica
4 aMuito bom resumo do que está acontecendo Fabricio Campolina !
Diretora Medica | Confiance Medicina Diagnostica
4 aÓtima reflexão!
Diretor Técnico
4 aNão vencerá !
Diretor de Vendas na Agência Conception | Desenvolvimento de Novos Negócios
4 aPerfeito, as simple as that.