Covid-19 nas Empresas
Cada vez mais as empresas se surpreendem e se espantam com o fato da Covid-19 ter crescido muito dentro de seu quadro de empregados.
Mesmo tendo tomado todos os cuidados, mesmo tendo investido em várias ações concretas, o que explica o fato de que seus empregados estão cada vez mais contraindo o vírus, aumentando o absenteísmo e reduzindo as entregas e a produção?
Essa resposta é mais simples do que se imagina, e não precisa de muitas palavras para explicar aquilo que é óbvio.
Estamos em um continente, América do Sul, onde uma das principais características da população é o calor humano, a proximidade. A pandemia quebrou esse calor humano e, por vários meses, manteve as pessoas enclausuradas, deixando muitos em efervescente estado de nervos. Sabem que tipo de coisas começaram a acontecer? Divórcios, brigas e agressões de familiares, agravamento de problemas psicológicos entre muitas outras coisas.
Fora isso, o tempo foi passando e o governo não conseguiu segurar mais a quarentena. E economia precisava voltar a girar e 100% das empresas que estavam paradas voltaram a trabalhar e produzir.
Quando isso aconteceu, grande parte dos municípios ainda estavam com o comércio semi-fechado, porém, já se encontravam cheios de pressão para que a atividade econômica voltasse a todo vapor. Não demorou muito, as cidades reativaram seu comércio, shoppings, bares e restaurantes e o povo literalmente invadiu as ruas, finalmente se “libertando” da clausura. Crasso erro! Abusaram e acreditaram que com uma simples máscara estariam 100% seguros.
E pásmen que, no melhor estilo de população com muita necessidade de calor humano, hoje em dia são cada vez mais comuns confraternizações, festas, churrascos e demais situações onde as pessoas se aglomeram e se infectam em conjunto e no silêncio do Coronavírus.
Sem contar que, no ambiente de trabalho, ninguém pode confiar em seus colegas, onde eles foram na noite anterior, com quem eles estiveram, se tocaram em alguma coisa que outra pessoa infectou, e etc.
Enfim, quanto mais nossa população estiver nas ruas, acreditando que podemos retomar uma vida normal em sociedade, mais as empresas se desesperarão, pois os casos de Covid-19 aumentarão ainda mais.
Portanto, minha dica é a seguinte: mesmo que você esteja trabalhando, tome todos os cuidados oferecidos e solicitados por seu empregador, mas também não se esqueça de que, quando estiver em casa, o isolamento social ainda é o melhor caminho para a prevenção.
Só saia de sua casa para atividades de extrema necessidade, como comprar itens alimentícios, farmácias e etc. E mesmo assim, nestes casos, além da máscara, usem luvas plásticas para não correr o risco de tocar itens que foram tocados por pessoas infectadas.
Se a população não se conscientizar de que precisa permanecer em isolamento quando estiver em casa, ela mesma continuará se auto prejudicando – e prejudicando também os seus empregadores.
Indústria automotiva / Powertrain/ manufatura
4 aBela reflexão e ótimas dicas... Vou compartilhar! Tamara Nogueira de Carvalho