CPC, CPM, CTR e CPA: 4 Métricas importantes para sua campanha online.

CPC, CPM, CTR e CPA: 4 Métricas importantes para sua campanha online.

Trabalhar com marketing ou publicidade não significa apenas atuar com textos que encantam, ilustrações que inspiram e vídeos que emocionam. Todo isso é muito bom, contudo, às vezes, o trabalho pode ser exclusivamente focado em números, como a mensuração de campanhas online. Conheça 4 métricas importantes para campanhas online.

Campanhas online por vezes são o primeiro contato de clientes com uma marca, produto ou serviço (e como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica). Para entender se uma campanha está bem na praça com os clientes, é preciso conhecer algumas métricas como: CPC, CPM, CTR e CPA.

CPC (Custo por Clique). O CPC é um dos modelos de negócio mais populares quando falamos em campanhas e é indicada para quem tem foco em vendas. Basicamente, é um modelo de negócio e métrica no qual o anunciante paga por cada clique que o anúncio da sua campanha obter. Este modelo parte da premissa da competição por palavras-chave, na qual o anunciante pode definir um orçamento prévio para concorrer aos melhores lugares nas pesquisas.

Como métrica, o CPC vai ser útil para mensurar com mais exatidão o quão atrativo e aderente uma campanha é em relação ao que os internautas estiverem buscando. A partir do CPC é possível conhecer melhor o público-alvo e assim refinar estratégias de aquisição de cliente.

Imagine que você montou um e-commerce de tênis e criou uma campanha com anúncios no Google Adwords. Você optou pelo modelo CPC e está disposto a investir mensalmente R$200 na campanha com um lance máximo de R$3 por palavra-chave.

Na primeira semana, você percebeu que o seu site recebeu muitas visitas a partir dos anúncios, porém, os visitantes ficavam menos de 5 segundos no seu site. Embora os anúncios sejam atrativos (muitos cliques), não há aderência no site ( tempo de permanência). A partir deste cenário é possível obter insights para melhorar a campanha em termos de aderência e segmentação.

CPM (Custo por Mil). Se o seu objetivo é tornar a sua marca ou blog conhecida, este modelo d é uma boa opção. O CPM é um formato de cobrança baseado no número de impressões ou visualizações, ou seja, o anunciante paga apenas quando o seu anúncio for apresentando ao público mil vezes, independente do número de cliques.

Esta métrica vai indicar a atratividade de uma marca ou blog com base no tempo necessário para alcançar mil impressões. Se em apenas um dia, mil usuários são impactados pelo seu anúncio no modelo CPM, logo há uma grande demanda, o que indica que você pode manter uma estratégia de branding com um orçamento mais modesto (manutenção). No entanto, se para alcançar mil impressões o tempo aumentar de um dia para uma semana, temos aqui um indício de que algo aconteceu e ações precisam ser tomadas.

CTR (Click Through Rate - Taxa de clique). Este métrica é a relação entre o número de impressões do seu anúncios e a quantidade de cliques que ele recebe. É um ótimo termômetro para avaliar a eficácia dos anúncios apresentados - quanto maior a taxa CTR maior poder de atração o anúncio tem em relação ao público-alvo.

Esta métrica vai indicar quais dos seus modelos de anúncios compensa investir e quais precisam ajustes.

CPA (Custo por Aquisição ou Custo por Ação). Este modelo de métrica é bem específico (e em geral mais caro). O modelo parte da premissa de uma relação ganha-ganha no qual o anunciante só paga quando o internauta fizer uma ação (pré-acordada) em seu site.

A métrica definida pode ser uma ação como baixar um ebook, preencher um formulário, clicar em algum botão do site, enfim, uma aquisição do ponto de vista do anunciante.

O CPA é importante para avaliar a oferta do anunciante assim como os meios de aquisição de tráfego. Por meio deste modelo o anunciante pode identificar quais canais de fato convertem mais leads e quais ofertas atraem mais demanda e público qualificado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos