Crônicas de um consultor: Introdução
Crônicas* de um consultor tem como objetivo compartilhar vivências da atividade de consultor de empresas, exercida por mim em quase 25 anos de trajetória. Apesar da crônica ser uma escrita que se relaciona ao tempo e fatos, irei omitir alguns detalhes temporais e de personagens.
É óbvio que o gatilho para essa série de crônicas é a necessidade de escrever artigos para completar a minha formação no “Programa de Formação e Certificação de Conselheiros”, porém pode ser uma leitura interesse e prazerosa, pois contarei fatos cotidianos em meio a conceitos, metodologias e dificuldades vividas pelas pessoas nas empresas.
Minha intenção é desenvolver os capítulos da Crônica de um consultor com temas relacionados a minha vivência. Por exemplo, o capítulo 1 será destinado a um duelo entre o consultor de empresas e o conselheiro consultivo. Na verdade, será um duelo do bem, ou seja, mostrarei as atividades e funções concorrentes e divergentes entre essas funções dentro do meu ponto de vista e vivência.
Mas como fazer artigos sem seja uma atividade hercúlea? Sim, Hercúlea**, “que possui características de Hércules; que é extraordinário, excepcional; como Hércules”. Escrever sobre temas de estudo relacionados às questões empresariais atuais é uma constante luta entre uma referência (livro ou artigo) e a sua vivência. Pelo menos eu entendo de forma, então eu decidi que deveria contar histórias da minha vida de consultor e executivo de empresas, que assim seria mais proveitoso aos “Linkreaders” *** , do que escrever artigos sobre um tema específico baseados em livros. Nada contra a escrita de longos artigos, apenas esse foi o método que adotei e me sinto mais confiante e contente com o resultado. Posso dizer que a escrita sai naturalmente.
Acredito também que pessoas se interessam por pessoas, e não apenas por temas ou textos somente. Quando uma pessoa lê um livro ela se transporta para aquela história e para aquele ambiente, como por exemplo, quem não gostaria de viver uma aventura no mundo de Westeros? ou Hogwarts? ou ainda ser transportado para o início da implantação do Sistema Toyota de Produção ao lado de Taiichi Ohnno? Enfim, dessa forma pretendo transportá-los aos meus 9000 dias de consultor, e mostrar um pouco do desafio de estudar novamente para me formar como Conselheiro Consultivo.
Outra advertência que faço nessa Introdução é que não tenho pretensão de ser fiel aos fatos cronológicos em relação ao dia, mês e hora que eles ocorreram, mas sim à vivência que esses fatos me trouxeram até aqui nessa vida de consultor itinerante. Portanto, amigos Linkreaders, peço que se divirtam com os “causos” que serão contados nessas crônicas, e experimentem um pouco da vida atribulada de um consultor.
Recomendados pelo LinkedIn
*Crônicas: compilação de fatos históricos apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo [originalmente a crônica limitava-se a relatos verídicos e nobres; a partir do século XIX passou a refletir também a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc.].
**Hercúlea: Que possui características de Hércules; que é extraordinário, excepcional, fabuloso como Hércules. Que possui uma força fora do comum; valente
***Linkreaders: leitores do LinkedIn (criação livre do escritor)
Gerente na Efeso Consultoria
6 mMuito útil.
CTO e Partner da MAKE Gestão e Treinamentos | Gestão de Operações e Consultoria | Board Member
6 mAguardando os bons "causos"!!! Sucesso!!!
Quality and R&D Director | Quality Director | Sales & Marketing Director |
6 mBora lá !!!
Gerente de Operações | Gerente de Projetos | Coordenador de Projetos | Especialista em Excelência Operacional | Master Black Belt | Lean Seis Sigma
6 mGostei da iniciativa, @Marcelo. Gostei do duelo entre as duas posições estratégicas, vou aguardar seus causos