Credibilidade para as ONGs
As parcerias entre ONGs, Empresas e Governo tem um papel de grande importância, que é de trabalhar a construção, junto as comunidades, de uma sociedade mais justa e também se preocupar com as questões de responsabilidade social e sustentabilidade.
No Brasil, de uma extensão territorial continental, e onde há muitos problemas a serem solucionados em todos os campos: nas questões sociais, políticas e ambientais. Partindo por esse princípio, há muito trabalho a ser feito, na qual as ONGs cumprem um papel fundamental em contribuir com a sociedade.
Nosso futuro será marcado pelas mudanças, cada vez mais exponenciais, com o avanço em novas tecnologias e consequente aumento e mudança nos padrões de consumo, bem como intensificação dos conflitos sociais, migração urbana, mudança climática e descaso para com o meio ambiente e seus recursos naturais. Nessa conjuntura o enfrentamento dos problemas se tornará uma tarefa desafiadora e que vai requerer inovação, capacitação e agilidade.
Então o papel das ONGs deverá ser de:
Ø Criação de soluções inovadoras e práticas;
Ø Agilidade e facilidade para trabalhar com mudanças;
Ø Flexibilização das ideias;
Ø Implementação da Educação Integral (no sentido de desenvolvimento por completo);
Ø Elo de ligação entre o setor público e privado;
Ø Garantir a manutenção dos recursos naturais para as gerações futuras.
Temos que tomar muito cuidado para não confundir que uma ONG estará substituindo o papel do setor público e/ou do setor privado. Cada um desses atores terá seu papel muito bem definido perante a sociedade.
As ONGs terão que buscar uma interação mais próxima com as mudanças visando integrar “Comunidade/Empresa/Governo”.