CRENÇAS LIMITANTES SÃO PARA SEMPRE?
Hoje estava refletindo sobre as crenças limitantes, também entendidos por nossas verdades profundamente enraizadas. Segundo o escritor Augusto Cury estas crenças nunca foram criticadas, e por isso nos tornamos servos destas verdades.
Eu tenho aprendido que essas crenças limitantes simplesmente não podem ser destruídas, o processo não funciona assim, não é tão simples assim.
Precisamos reeditar / ressignificar as crenças limitantes. Quando pensamos em segurança, existem algumas crenças que me preocupam:
A primeira é sobre o real significado da seguranca. Segurança não é checklist, auditoria, procedimentos, EPI's, cinto de segurança. O significado é a prática do cuidado, tudo isso é importante, porém o significado é um só.
A segunda é sobre a incredulidade referente a ocorrência de acidente. Este ano completo 18 anos de carreira e nas investigações de ocorrências que participo, um denominador é comum, eu acabo sempre escutando: eu pensei que isso nunca fosse acontecer comigo. É preciso acreditar que pode acontecer conosco.
E as tradicionais: Sempre foi assim, Nunca aconteceu nada, Todo mundo faz deste jeito, Os responsáveis pela Segurança é a área de segurança...e por aí vai.
Então como reeditar/ ressignificar, trago comigo a seguinte proposta:
a) Apoio no reconhecimento da crença limitante ( Uso o game 51 Crenças Limitantes );
b) Pergunto a pessoa e/ou grupo "que experiências na vida moldaram essa crença?"
c) Pergunto a pessoa e/ou grupo qual foi o primeiro momento que se lembram de ter experimentado essa crença?;
d) Fecho um compromisso com a pessoa e/ou grupo para que quando se lembrarem deste primeiro momento sempre o façam oferecendo compaixão para esta situação/tema;
e) Proponho uma reflexão a pessoa ou ao grupo sobre como as crenças limitantes nos impedem de crescer (emocional, interpessoal, etc.);
f) Estimulo a pessoa e/ou grupo a Identificar uma crença nova e saudável sobre a situação/tema; e
g) Terminamos nos comprometendo em começar a agir como se essa crença fosse verdadeira assumindo pequenos riscos que tudo que é novo possui.
Então mãos a obra!
Fico por aqui, espero que tenham gostado.
Até a próxima.
Cordialmente
Andreza
Mais info: www.andrezaaraujo.com
EHS Sub Cluster Associate Specialist | Cargill
4 aTenho acompanhando recentemente os seus artigos , e as colocações que tenho visto são cirúrgicas, meus parabéns, o trabalho que desenvolve é com toda certeza um ótimo caminho para a construção de uma cultura de segurança efetiva. 👏🏼👏🏼👏🏼
Engenheiro de Segurança do Trabalho l Coordenador de Segurança I Gestão de Equipes I Gestão de Pessoas
4 aDois pontos que me chamaram muito a atenção, primeiro é sobre o real significado da segurança, e ainda temos muito enraizado uma segurança focada em checklist, auditoria, procedimentos. Penso e entendo que devem ser utilizados, mas a reincidência dos desvios e itens não conformes que registramos nos formulários de checklist, auditorias poderiam ser evitados se houvesse um melhor entendimento de uma segurança como a prática do cuidado. O segundo ponto é estimular a pessoa e/ou grupo a identificar uma crença nova e saudável. Andreza valeu.
VP R&D, Melhoramento Genético de Sementes| Professor MBA Poli/USP | Diretora ABEQ | Sustentabilidade | Agricultura
4 aSempre à frente do seu tempo, Andreza Araujo! São poucos começando a enxergar e comunicar a segurança como auto-amor, porque para mim, auto cuidado é isso... adorei o artigo!
Engenheira de Segurança do Trabalho | Higienista Ocupacional | Consultoria | Saúde e Higiene Ocupacional | Segurança do Trabalho | Meio Ambiente | Qualidade
4 aAndreza, bela proposta de reflexão. Entendo que estamos falando de estado mental e que pode ser V e ou F, assim, nós quando indivíduos agiremos. Eu Creio, logo eu faço. Desafiadora a proposta em fazer o outro enxergar e agir diferente do que se acredita. Tarefa difícil, porém, possível sim. Vi algo outro dia que remetia a esse tema sobre Crenças Limitantes e Mudanças, e uma frase no texto me chamou a atenção, sendo: "Sobrepor outras verdades às verdades repetidas" Parabéns pelo texto e grata pela reflexão. Muita luz e inspiração sempre.
MSc.; Engª de Seg. do Trabalho & Engª Civil
4 aboa