Crescem as vendas de papelão ondulado em 2017

Crescem as vendas de papelão ondulado em 2017

O segundo semestre está sendo de alívio para os produtores e exportadores de papelão ondulado. Os números surpreendem a própria indústria e mostram que há, de fato, retomada das encomendas nos últimos meses. Porém, o setor trata essa retomada com cautela, pois ainda há um bom caminho até se equiparar com as altas vendas de 2013 e 2014.

Segundo dados da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), as vendas subiram 8,05% em agosto, na comparação anual, a 310,3 mil toneladas. As vendas vêm mostrando um crescimento desde julho, quando o aumento tinha sido de 7,66%.

Embora otimistas, as fabricantes preferem adotar uma posição mais cautelosa, principalmente por ser nesse período em que as vendas têm um aumento muito grande, devido às festas de fim de ano. Entre agosto e outubro, a indústria recebe muitas encomendas devido ao período de compras e por isso, historicamente, o segundo semestre é mais forte.

Os especialistas tratam o momento da mesma forma, com cautela, e dizem que essa melhora pode também estar relacionada à recomposição de estoques, à medida que há mais otimismo na economia. Para eles, essa melhora é gradual, mas ainda não se sabe o quanto será linear e progressiva. O grande teste será no começo do próximo ano.

De fato, é possível afirmar que esse avanço é de alguma forma significativo, pois reforça a expectativa de recuperação da indústria. Embora esse avanço seja prematuro, muito pela fase de retomada econômica, a indústria está otimista e acredita que  o pior já passou e que a fase de crescimento será próspera.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos