Crescimento do LinkedIn no Brasil

Temos nossas contas no LinkedIn a algum tempo, talvez você tenha criado essa conta porque algum amigo lhe disse que era uma ótima oportunidade para procurar emprego ou apareceu aquele spam na sua caixa de e-mail. Depois de criado deixamos nosso perfil em esquecimento até que, novamente, recebemos a informação da importância do LinkedIn e então resolvemos editar e atualizar as informações.

Acredito que a princípio essa foi meu contato inicial com a ferramenta. E possivelmente alguma coisa parecida tenha acontecido com outras pessoas.

Nos últimos anos venho utilizando o LinkedIn como uma real ferramenta de contatos e busca de vagas, nesse período procurei diferentes informações que pudessem acrescentar conteúdo ao meu perfil e me destacar. De início foi complicado achar informações em sites brasileiros, ou até mesmo no idioma português. Em compensação percebi a quantidade de informação que estava disponível em outros idiomas. Em outros países, tanto empresas quanto usuários estão no LinkedIn de forma assídua, o que me fez perguntar como era a utilização do LinkedIn aqui no Brasil.

Apesar do Brasil representar grande parte dos usuários no mundo, vejo que estamos na transição entre engatinhar e aprender a andar. Tanto empresas como pessoas começam a aprender as funções do site, divulgar sua marca, seus objetivos e se destacar na multidão.

Para a empresa acredito que seja uma forma de ter um contato mais próximo com os funcionários e o público. Divulgar noticias importantes sobre suas atividades e até oportunidades de emprego. Mostrar como estão não só no mercado mas também como suas atividades estão relacionadas com ações sociais, por exemplo.

Para as pessoas é a chance de tirar dúvidas sobre a atuação da empresa, conversar com funcionários e outros usuários em grupos de mesmo interesse. Utilizar grupos é o que parece ser a melhor forma de se destacar e mostrar sua opinião, quem sabe até ajudar outras pessoas. Até mesmo essa ferramenta de publicação é uma novidade. 

O LinkedIn está migrando de uma ferramenta pouco usual para algo cada vez mais importante. A partir desse momento empresas estão divulgando suas vagas e usando os contatos como forma de recomendação. A vantagem aqui pode ser uma diminuição nos custos para encontrar o funcionário correto ou taxas de serviço para empresas de recrutamento. Pessoas também se dedicam mais ao perfil, atualizando, editando, fazendo comentários.

As oportunidades com o LinkedIn estão aumentando em todas as direções e os benefícios dessa ferramenta já são notados aqui no Brasil. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Roger Hideo Ohayashi

  • Cuidado com as metas que desmotivam

    Cuidado com as metas que desmotivam

    O tema mais falado quando um ano acaba e um novo começa é "Quais são suas metas para este ano?" Muita gente nem gosta…

  • O primeiro erro de muitos currículos

    O primeiro erro de muitos currículos

    Produzir um CV/Currículo é o básico quando se procura emprego. Mas, às vezes, as pessoas se preocupam muito com os…

    1 comentário
  • A falta de educação financeira

    A falta de educação financeira

    Quanto tempo passamos estudando? Ensino fundamental, médio, cursinho, faculdade..

    3 comentários
  • Que tal um feedback?

    Que tal um feedback?

    Se fossemos traduzir ao pé da letra, o que poderia ser o feedback? Alimentar de volta?!?! Realimentar??? A palavra…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos