Criando ondas de gentileza
Quando assumi uma posição gerencial em uma nova área, no meu primeiro dia, as pessoas do time nos cargos de coordenação me explicaram como eram feitas as coisas por lá: “Ju, aqui não levamos desaforo pra casa, a gente resolve tudo com a faca nos dentes e sangue nos olhos. Toma lá, dá cá, aqui a gente impõe respeito. Este é o nosso jeito de trabalhar, foco no resultado, sempre em frente.”
Escutei o que queriam me contar sobre a forma que trabalhavam, afinal o comportamento das pessoas é o que define a cultura da equipe. Minha cabeça borbulhava com minhas próprias opiniões, mas resolvi naquele momento apenas escutar.
Marquei algumas conversas de integração com outras áreas de interface direta, para entender como andava o trabalho no dia a dia. Um gerente de uma área parceira me disse: “Ju, é muito difícil a comunicação com a sua nova área. Vou te mostrar como me responderam um e-mail.” Ele abriu a tela e me mostrou um texto enorme, explicando todos os motivos pelos quais não era possível fazer o que ele havia sugerido. Eu agradeci por ele ter compartilhado, e continuei minha busca para entender melhor as interações.
Quanto mais eu escutava, mais eu entendia que as pessoas da minha nova área tinham a intenção positiva de resolver os problemas e trazer os melhores resultados, no entanto, faltava um detalhe. Um detalhe que conecta pessoas. Um detalhe que gera bem-estar e facilita criação de relações de confiança. Um detalhe que tem o poder mudar o mundo: a gentileza.
Percebi que faltava a gentileza em cada interação, reunião ou troca de mensagens. Entendi então que meu desafio com o time, além da entrega das metas, era também entregar algo que não estava no meu job description, mas que poderia fazer toda a diferença.
Tanto se fala em produtividade, como ser mais produtivo no trabalho e atingir mais resultados com esta ou aquela técnica. Mas pouco se fala sobre a gentileza. Eu acredito que praticar a gentileza pode transformar o ambiente de trabalho e pode alavancar a entrega de resultados também.
Não subestime o poder da gentileza no trabalho
De acordo com um artigo recente da Harvard Business Review, um compromisso em ser gentil no trabalho pode gerar vários benefícios importantes. Primeiro, e talvez mais óbvio, praticar gentileza pode ser um gatilho para emoções positivas e ajudando da valorização de cada pessoa. Segundo, ajuda a dar mais significado para nossas vidas, já que ser gentil envolve investir em algo maior do que nós mesmos. Contribui em como outros nos percebem e em como nós nos percebemos. Terceiro, praticar gentileza fortalece a nossa conexão social, que é um ingrediente fundamental do nosso bem-estar no trabalho.
As organizações e times se beneficiam significativamente em praticar gentileza. Quando alguém recebe um ato de gentileza, essa pessoa normalmente também pratica alguma gentileza, e não necessariamente com a mesma pessoa, mas às vezes com alguém totalmente novo. Isso propicia uma cultura de generosidade, que gera como consequência mais produtividade, eficiência, colaboração e inovação.
É por isso que destaco a Gentileza como a terceira onda para inspirar a sua Liderança Interpessoal (nos artigos anteriores falamos da onda da Escuta e da onda da Empatia). Essa reflexão faz parte das 12 Práticas de Liderança Ancoragem, para te encorajar a desenvolver a sua liderança positiva.
Recomendados pelo LinkedIn
E o que aconteceu “com o nosso jeito de trabalhar”?
Durante aquele ano na nova posição, trabalhei da forma que eu acredito ser ideal, tratando todas as pessoas com gentileza.
Quando chegamos ao momento da revisão de final de ano, havíamos melhorado vários indicadores, batido praticamente todas as metas e cumprido projetos relevantes. Mas para mim o indicador de que vou me lembrar para sempre como a principal conquista, foi a emoção de escutar de quem havia me explicado aquele jeito de trabalhar logo quando cheguei na posição:
“Ju, este ano convivendo com você mudou a minha vida. Eu aprendi uma nova forma de trabalhar. Isso melhorou não apenas as relações no trabalho, mas melhorou todas minhas relações, também com a minha família. Aprendi a me relacionar muito melhor com todos, e eu sou grata a você por isso”.
Uau! Eu é que agradeço por esta linda oportunidade de encorajar e inspirar pessoas.
Se você quer viver em um ambiente mais gentil, seja gentil. Como já dizia Gandhi: “seja a mudança que você quer ver no mundo”. Lidere a mudança e inspire as pessoas. “A gentileza não diminui com o uso. Ela retorna multiplicada”.
_______________________________________
JULIANA CAIUBY é fundadora da Ancoragem, com o propósito de encorajar pessoas nos seus processos conscientes de desenvolvimento, através de coaching e mentoring. Tendo passado por muitos desafios e experiências durante mais de 15 anos como executiva, Juliana acredita que você pode ser a mudança que você quer ver no mundo.
Este artigo faz parte das 12 práticas de Liderança Ancoragem, aprofundando sobre a Gentileza, a terceira onda para inspirar a sua Liderança Interpessoal.
Obrigada por esse artigo, Ju. O ambiente profissional é terreno fértil para alguns “escudos” que algumas pessoas acabam criando para se auto-proteger. A agressividade, autoritarismo, grosseria, falta de empatia e etc, muitas vezes disfarçam a insegurança, o medo de falhar, o receio de ser percebido como alguém com menos “foco em resultado”. Sempre acreditei na gentileza como um terreno fértil para construir relações e com boas relações, intenções e boas pessoas, o resultado sempre vem! E o dia a dia é mais leve, mais gostoso. Torço por mais lideranças que estimulem as convivências em harmonia. O conflito não é ruim e ele existe no dia a dia do trabalho, mas pode ser vivenciado de forma leve e respeitosa! Um beijo grande e continue inspirando as pessoas a serem melhores PESSOAS!
Head of ESC - LA at General Mills
3 aExcelente artigo Ju. Gentileza, sorriso e um aceno ou simples bom dia… fazem uma grande diferença.
Engineering | Projects | Supply Chain | Productivity | Innovation
3 aMais um ótimo artigo, Ju. Acredito muito nessa premissa, mas só para acrescentar, levar a prática precisa de uma baita de coragem pois a liderança superior às vezes mistura gentileza com fraqueza, não é fácil não.
🌐 www.ancoragem.net 👉 siga ig: ancor.agem 📧 juliana@ancoragem.net
Este artigo faz parte dos 12 Princípios de Liderança Ancoragem: ⚓5 práticas para ancorar sua Liderança Pessoal 🌊4 ondas para inspirar sua Liderança Interpessoal 🧭3 bússolas para direcionar sua Liderança Coletiva