Criando um Plano de Vida
Atualmente está cada vez mais difícil elaborar um plano para nossas vidas. Conversando com diversos ex-colegas de trabalho, amigos, familiares e os meus seguidores no Linkedin observo que ao fazer esta pergunta: "qual seu plano de vida?" muitos começam a soltar sons monossilábicos, ah, é, e o famoso então.. Realmente uma pergunta que poucas pessoas se expressam de maneira tão natural ao falar deste assunto. Tememos com situações do futuro, desemprego, falta de dinheiro, saúde, relacionamentos, investimentos e até o mais precioso o nosso tempo. Vemos esta pergunta como algo difícil de responder. Mas por que? Vivemos nossa vida instantaneamente, desde que temos consciência até nossos últimos dias de lucidez .
Ao longo de minha vida analiso esta frase. Inúmeras vezes eu refleti sobre este assunto e "patinava" nos sons monossilábicos até que tomei uma decisão. Colocar no papel! Sim, é antiquado mesmo! Nada de Word, Excel, Powerpoint! É caneta, lápis, marca-texto e um bom papel rascunho. Fica a dica: um dia que estiver de bom humor e disposto aproveite para colocar tudo no papel!
Mas eu começo hoje e projeto para quando? 5 anos? 10 anos? até o fim do ano? Promessas? Desejos? Sonhos? Coloquei tudo que faz parte do meu dia a dia. Fiz uma lista de coisas e pensamentos negativos, por sinal a lista ficou grande e olha que sou uma pessoa muito positiva. Outra só de pensamentos e situações que te deixa feliz, que alimenta sua positividade "faz valer seu dia". Coloque sonhos, promessas de ano novo que você fez para cumprir, mas NÃO coloque desejos de outras pessoas. Apenas os seus! Deixe isto guardado e apenas para você! Leia ao longo das semanas. Eu li por umas 3 semanas todos os dias. Mudei uma coisa ou outra mas a lista já estava na mente.
Em outra ocasião peguei a lista e falei a mim mesmo, vou aplicar palavras de ação que me façam representar este meu desejo de planejar minha vida. Traduzir meus sentimentos, sucessos e fracassos em poucas palavras para identificar como vivo e vou planejar minha vida. A primeira palavra que encontrei foi Estratégia. Brinco com as pessoas sobre a frase do Capitão Nascimento (Tropa de Elite) : " conceito de estratégia do grego estrategia...". Gosto de remeter ao humor, mas esta palavra se encaixa perfeitamente em tudo que realizei. Usei a estratégia para conseguir minha vaga no curso de Engenharia, trazer grandes resultados profissionais como gerente comercial, comprar meu apartamento e demais bens. Outra palavra em seguida apareceu: Disciplina. Sempre fui uma pessoa que nunca atrasei na escola, busquei notas boas, estudei demais para me formar, guardar dinheiro, investir, etc. A última palavra: Treinamento. Conhecimento para mim é um dos braços da minha mente. Eu adoro aprender! Li muitas coisas aqui, abandonei o Facebook pois eram letras, não assuntos. Quanta coisa eu aprendi sobre tudo, desde troca de correia dentada de Fiat Marea 2.0 20v até sobre os motivos de falência de grandes marcas brasileiras. Graças ao conhecimento tive capacidade de liderar pessoas, ser exemplo, e aprender as responsabilidades da vida. Portanto me resumo em 3 palavras: Estratégia, Disciplina e Treinamento.
Todo meu plano de vida hoje, se eu quero comprar uma casa, assumir um cargo de liderança, ajudar as pessoas, viajar para um lugar exótico, eu irei sempre colocar dentro destas 3 palavras. Fica BEM mais fácil saber o que fazer e se aquela ideia faz ou não parte de quem somos!