Criar um plano para o desenvolvimento de carreira?
Depois de alguns anos de experiência, alguns colegas me perguntam sobre minha carreira. Em como comecei. Como atingi o cargo que tenho atualmente.
Eu comecei a trabalhar em junho/1992 quando ainda tinha 14 anos, e se podia iniciar com registro profissional nessa idade. Venho de família simples. Somente meu pai trabalhava e erámos quatro filhos. Meu salário era para pagar meu colégio e minha faculdade depois, que cursava a noite.
Me recordo que entrei como Office-Boy do Departamento de Contabilidade de uma firma Contábil bem próximo da minha casa. Venho de família de contadores e advogados (pai, tios e tias) e fui o único entre os meus irmãos a enveredar na área. Meus irmãos foram para TI, meus primos para Administração, RH, Engenharia e até mesmo para Medicina e Odontologia.
Em 1996, eu tinha 17 anos quando entrei no curso de Ciências Contábeis e já atuava a quase 4 anos na área Contábil, como Analista, mas agora numa Indústria de Alimentos (JB Duarte) que na época tinha ações na Bovespa.
Me recordo que nessa mesma época um dos meus irmãos assinou a revista VOCÊ S/A e eu comecei a ver anúncios de vagas da Michael Page na área de Finanças. Vagas de Controller, Gerente de Planejamento e também vagas de Diretor Financeiro/CFO. Eu, que sempre fui muito curioso, ficava lendo quais eram as experiências requeridas, qualificações técnicas, acadêmicas, idiomas que estavam publicadas em cada um dos anúncios. E logicamente que eu estava muito muito longe.... era analista, não tinha graduação completa, não falava outro idioma, não dominava USGAAP etc etc.
Então, eu li em outra edição da revista um artigo que tinha o título "Como planejar sua carreira", ou algo do tipo, que basicamente recomendava traçar metas para a vida e não só para a carreira.
O artigo trazia a importância de planejar a vida acadêmica (graduação, pós-graduação); cursos técnicos e de liderança; em quanto tempo estaria fluente em pelo menos dois idiomas (no meu caso inglês e espanhol); planejamento de investimentos pessoais; casamento, casa, filhos.
Eu eu me planejei. Coloquei numa planilha (contador né) cada um dos objetivos, entre outros por exemplo:
Obviamente eram planos ousados para um garoto de 17 anos.
Recomendados pelo LinkedIn
Hoje, quase 30 anos depois e nos meus 46 anos, olho pra trás e tenho orgulho de dizer que conquistei tudo o que planejei lá em 1996. Graças a Deus mas com muito esforço também.
Recentemente eu li o livro (excelente) do Luciano Santos , Seja Egoísta com sua Carreira, com provocações excelentes sobre Carreira e também sobre planejar ou não a carreira.
Para mim o planejamento funcionou a me dar um norte, um objetivo claro, com quando, como, porquê, quanto custaria etc (famoso 5w2h).
E, como nunca parei de estudar, já estou me planejando para meus futuros passos: cursando formação de #Conselheiro de Administração pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa na turma 198, com o objetivo de estar pronto para carreira futura.
E você? Planejou sua carreira? Atingiu seus objetivos ou está perto, caminhando pra chegar lá? Comente aí!!
Dárcio Zarpellon, Contador formado pela Universidade São Judas Tadeu de São Paulo (na MOOCA, bello!!), e MBA em Controladoria pela FIPECAFI. Atua na área financeira há mais de 30 anos, últimos anos em farmacêuticas, tendo passagens em indústrias como Honda, Atlas Copco, Vida Alimentos, atuou no IPO da Blau Farmacêutica (B3: BLAU3) e atualmente CFO na Fresenius Kabi Brasil, indústria farmacêutica de origem alemã que produz medicamentos injetáveis, soro fisiológico, produtos e bombas de nutrição enteral e parenteral, além de bolsas para coleta de sangue e plasma.
BLM - Business Line Manager at Chicago Pneumatic
1 aExcelente trajetória Darcio!!
Consultora de Recursos Humanos / Recrutamento e Seleção / Head Hunter / Consultora de Carreiras
1 aParabéns pelo Foco e trajetória!
Controller | Cost Accounting | Controllership | FP&A | Strategic Planning
1 aExcelente, Darcio. Me identifiquei bastante com sua história, via os anúncios da Você S/A (devorava cada uma das edições) e também sempre tive um planejamento muito claro em minha carreira, até o momento está dando tudo certo 🙏. Sucesso pra vc!
Sócio Diretor Impostos na KPMG Brasil
1 aDarcio Zarpellon, parabéns pelo planejamento e execução de carreira! Pude acompanhar um pouco dessa história. Abs!