Criatividade do "Novo Normal"​

Criatividade do "Novo Normal"

Em tempos de mudanças, inovações, reflexões e pandemia, existe uma grande reflexão sobre o profissional que precisamos ser no futuro. O “novo normal” é um mundo que caminha para o pós pandemia, que nos impulsionou a ser mais criativos em todos os aspectos, especialmente no âmbito profissional, onde as incertezas do mercados estão em alta. É importante pensar que a tecnologia avança cada vez mais e robôs não são criativos, então é necessário uma pessoa com emoções, sentimentos, erros e ideias para criar algo inovador ou melhorar algo já existente.

Segundo o Fórum Econômico Mundial 2020, a criatividade está entre as três primeiras competências essenciais para o futuro, ficando atrás apenas de resolução de problemas e pensamento crítico. Pode-se considerar que está diretamente ligada a essas duas primeiras competências, uma vez que elas estão inclusas nesse processo, ou seja, a criatividade é a tendência do momento. Ainda de acordo com os resultados mostrados durante o Fórum Econômico Mundial em seu relatório “Futuro do Trabalho”, há indícios de fortes mudanças nas importâncias das competências do futuro, quando comparado a cinco anos atrás, onde hoje valoriza habilidades antes consideradas com menor relevância.

Em 2015 a criatividade estava classificada como a última entre as 10 top habilidades, hoje está em terceira na lista. Esse movimento é explicado pelo fato dessa habilidade ser exclusivamente humana, e na era, já considerada como 4ª Revolução Industrial, é mais almejado do que nunca.

Em tempos de pandemia precisamos refletir sobre um mundo onde estamos e como vamos encará-lo no futuro. Segundo Layse Julyanne, desenvolvedora Web, Web Tester e Produtora de Conteúdo, existem 4 elementos que são dicas de como sermos mais criativos nesse mundo de mudança. É importante reforçar que esses elementos são baseados em um cenário pandêmico onde estão relacionados com a humanização, são eles:

1- Brilho emocional ou Paixão.

Se mobilizar por uma causa para ajudar o mundo: contra a violência, apoiar o feminismo, proteger o meio ambiente, proteger os animais etc.

2- Engajamento social ou Socialização

Conhecer novas pessoas, formar grupos colaborativos em pró de uma causa, fazer grupos de conversa de interesses em comum etc.

3- Novidades

Conheça coisas novas, visite novos lugares, tente novos hobbies, aprenda coisas novas, escute músicas de estilos diferentes, assista filmes de gêneros que você não costuma assistir etc.

4- Exploração Criativa 

Pense em formas de melhorar um problema da sociedade e do mundo. Pode ser um problema do seu cotidiano também, como pensar em formas diferentes de estudar e aprender algo novo. Não se censure, só tente fazer esse exercício.


Houve um tempo onde falar de criatividade tinha a ver apenas com manifestações artísticas, atualmente esse tema ganhou proporções grandiosas, sendo estudo para lideranças. Ou seja, é uma competência não apenas para ser estudada, mas a ser desenvolvida. Muitas vezes pensamos em criatividade como uma habilidade natural que algumas pessoas têm, outras não, mas estudos indicam que a criatividade e a não-criatividade são aprendidas. Certamente, algumas pessoas estão preparadas para serem mais criativas que as outras, mas é provado que as habilidades de pensamento criativo são treinadas.

 

Wellington Santos Gonçalves

Assistente de Captação/Key Account Grandes Contas

captacao@gestorconsultoria.com.br

 

 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos