Criatividade..

Criatividade..

Criatividade, tá uma coisinha que para muitos passa despercebida, sem valor, sem necessidade... Faça o teste, pergunte qual a tua ideia/opinião sobre isso? “Ah, sei lá não sou muito criativo, essa não é a minha praia”, quantas vezes ouvimos isso de pessoas que não são do ramo criativo. Mas sim são pessoas, e pessoas só evoluem através de ideias inovadoras. Ou seja, a criatividade está presente na vida de todo mundo.

"Criatividade é a arte de conectar ideias." Steve Jobs.

Sim, se engana quem pensa que ser criativo é a qualidade primordial apenas para quem trabalha com criação, essa já é uma habilidade essencial para todos os segmentos, independente de sua carrega, ela é valorizada sim no ambiente organizacional. Aqui destaco a importância do processo criativo seja você engenheiro, médico, advogado, escritor, publicitário, vendedor, CEO ou faxineiro.

Tudo, absolutamente tudo que é construído, seja produto ou serviço partiu de um princípio criativo, o famoso insight para que saísse do papel e se torna algo concreto. Tem vários autores que criam diversos conceitos sobre o que de fato é criatividade. Gosto da definição de Duailibi e Simonsen, que dizem que “Criatividade significa o ato de dar existência a algo novo, único e original.” Embora de certa forma, a teoria é linda e maravilhosa, na prática não é bem assim. Com dizia Steve Jobs “Nada se cria, tudo se copia”. Então a bom senso nos induz a termos um meio termo dos dois.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Todos podem exercer a criatividade no dia a dia, basta ter curiosidade, imaginação e vontade de inovar. Vemos seus benefícios através de soluções, que contribuem para a criação de ideias, produtos e serviços. O processo criativo de se desenvolve através de hábitos diário, onde vamos criando um repertório para moldar nossas ideias.

A leitura é fundamental para despertar a imaginação. Ler mais e ler de tudo um pouco contribuem para o desenvolvimento da criatividade, pois a leitura expande nossos horizontes, uma vez que sempre nos apresenta novas realidades e perspectivas. Vale ler livros, jornais, revistas, artigos.

Livros sobre criatividade que achei bem interessante:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • A História secreta da criatividade
  • Roube como um artista – 10 dicas sobre criatividade
  • Criatividade S.A. 
  • Walt Disney - O triunfo da imaginação americana
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Esse é outro importante livro, um dos mais fodas que já li, é a biografia de Walt Disney, que considero um dos principais gênios da criatividade, são mais 700 páginas contando sua história, seus fracassos e sucessos. Sério, vale muito a pena dedicar umas horas para essa baita leitura, é realmente uma das histórias mais inspiradoras que vi.

Precisamos sim de referências, e a desse cara é uma das melhores. O que dizer dessa frase? “Dinheiro não me entusiasma, as minhas ideias me entusiasmam”. Ela precisava das ideias como matéria prima para prosperar... E como prosperou hein! Fico imaginado a mente desse cara, para criar tantas histórias e personagens, ele revolucionou o entretenimento, através da magia de sua arte. É claro que ele não conquistou nada sozinho, mas sim, junto com ele teve pessoas criativas para tornar tudo realidade.

A imaginação é a raiz da criatividade, com ela sonhamos acordado, ela tem a habilidade de trazer à mente coisas que não foram percebidas por nossos sentidos. Como despertá-la? Através de histórias... Seja em livros, filmes, séries, peças de teatro ou até mesmo em conversas. A imaginação é principal ferramenta de artistas, escritores e músicos. E sem ela é impossível ser criativo. Pois criatividade é colocar a imaginação para trabalhar.

Na publicidade não basta ser criativo, o desafio é ser criativo, diferente e autêntico. Mas muitas vezes, (a maioria das vezes), o tradicionalismo cultural das organizações, acaba barrando o diferente, descolado e criativo. Levando a mesmice de sempre, nada atraente. Mas ainda bem que existem organizações que usam da criatividade para chamar a atenção, assim, como esses dois exemplos:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Atualmente, com as novas tendências de consumo, a grande maioria das organizações estão buscando cada vez mais, entender as necessidades e desejos dos consumidores, através de estratégias de marketing atraentes e inovadoras para manter e conquistar novos clientes.

De acordo com Azevedo e Pomeranz, os profissionais de criação têm acumulado experiência nas técnicas necessárias para a aplicação dos testes de resposta. Em algumas situações, eles conseguem antecipar quais ações vão atingir os melhores resultados antes mesmo de seu desenvolvimento. Outras vezes, o conhecimento acumulado não é o suficiente para garantir a escolha. Quando isso acontece, a melhor alternativa é desenvolver uma bateria de testes com uma amostra do público-alvo e, a partir dos resultados obtidos, replicar a melhor opção para o restante da base.

É inquestionável o papel que o componente criativo desempenha no resultado final das ações de comunicação. Uma criação bem elaborada resulta em respostas certeiras. Quando o público é sensibilizado pela mensagem, sua resposta satisfatória é caminho infalível para o profissional de marketing alcançar os objetivos planejados.

Nesse mercado, a palavra criatividade tem sido razoavelmente confundida com a técnica de criar anúncios. Mas não é só isso. Criatividade é uma técnica de resolver problemas.” Dessa forma, fica evidente que o profissional de marketing precisa constantemente observar e estudar o comportamento do consumidor, ou seja, as necessidades e desejos, para com isso, criar estratégias de persuasão de forma atraente e inovadora, através dos elementos da criatividade na comunicação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A pior frustação com quem trabalha com criação é quando não sai nada... “Putz, preciso entregar esse job, mas hoje não estou inspirado.” O que fazer quando a “lâmpada” não acende? O famoso bloqueio criativo é foda! E nada mais é que a inexistência de ideias. O bloqueio criativo é bastante associado a momentos de falta de inspiração na criação... Seja de textos, artes ou qualquer tipo de situação que falta ideias.

Digo isso por experiência própria, o bloqueio criativo é uma das maiores dificuldades de quem trabalha com redação e produção de conteúdo... Mas, nada como um dia após o outro.

Quando estamos cansados é que elas não surgem, sob pressão, elas ficam uma bosta, mas do nada quando menos esperamos... Boom, elas surgem... O famoso momento Eureca ” Ufa! Tive uma ideia, achei a solução!”

O que melhora o bloqueio criativo?

  • Pausa
  • Concentração
  • Pesquisa
  • Inspiração

O melhor a fazer é estimular a mente, com música, leitura, exercício físico ou em outras atividades que façam a mente trabalhar, assim, quando menos se espera as ideias aparecem. Sim, criatividade é muito mais complexo do que pensamos.




Camila Schmitt

Doutora em Negócios, Marketing e Comportamento | Estrategista em Marketing | Professora Universitária

4 a

Isso aí!!! vai com tudo!

Edgar Guckert

Controller | Gerente Financeiro e Controladoria | Consultoria | Custos | Contábil | Fiscal

4 a

Parabéns Ediani Beda

Angelica Brandelero

Qualidade | Alimentos | Gestão | Liderança

4 a

Parabéns Edi!!! Ótima reflexão.💡

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ediani Beda

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos