A Criatividade Simplificada e as Pessoas Multitalentos - parte 3

A Criatividade Simplificada e as Pessoas Multitalentos - parte 3

 Retornando ao tema onde as empresas  criam empecilhos e barreiras desnecessárias a criação de inovação abordarei o que chamei de Barreiras Formais.

 Como já dito, inúmeras empresas se valem de programas de incentivo ou até mesmo de sites especializados, na busca de soluções para seus problemas. Em contrapartida oferecem recompensas financeiras, reconhecimento - quando nos programas internos - etc. Em Sites como o Battle of Concepts as empresas lançam seu problemas ou questões em buscas de soluções recompensadas financeiramente .

 Ainda que a recompensa financeira oferecida seja muito aquém do que a empresa teria que pagar a uma consultoria especializada - o que torna o uso desse tipo ferramente interessantes as empresas -  a própria contratante lançadora do desafio, reduz seu número e qualidade das soluções a serem ofertadas a partir do momento em que para participar do desafio o candidato precisa atender a requisitos definidos pela contratante tais como um limite máximo de idade.

 Em pleno século 21 essa pareceu-me uma atitude sem o menor sentido prático pois não existe qualquer fundamentação que justifique um limite superior de idade dos participantes de um desafio puramente mental, não físico.

 É mais do que notório o fato de que no Brasil o profissional de 40 anos é considerado "velho" e o de 50, nem se fala. Se não tiverem atingido cargos executivos, de diretor para cima... "não servem para mais nada", cruelmente segundo a visão de muitos gestores e empresas de recrutamento.

 Ora, como também já dito anteriormente a experiência só tem a acrescentar a vida profissional e ao processo criativo, ampliando a quantidade e/ou a qualidade das soluções apresentadas.

 Atrelar qualquer processo de inovação e criatividade a qualquer tipo de pré-condição, pré-conceito ou limite é uma contradição por si só, que terá como consequências o desperdício de tempo e dinheiro e uma grande perda de oportunidades pela empresa.

O pior é que esse tipo de pensamento e atitude é muito comum no mundo empresarial, e pode ser facilmente identificado na web ao verificarmos um sem número de oportunidades, desafios, concursos, provas, seminários/cursos de formação para pessoas de até ... 30, no máximo 35 anos.

 Ora senhores, que vençam os melhores. Pouco ou nada deveriam importar idade, cor, raça,  sexo ou religião, o que importa são as ideias. Conhecimento técnico é imensamente mais fácil de se encontrar do que ideias originais, ideias que façam diferença e que ninguém ainda tenha vislumbrado.

 O bom gestor se cerca dos melhores talentos, seja quem for, e cabe a ele extrair o melhor de cada um de sua equipe.

 Dessa forma senhores gestores e empresas, parem de por obstáculos  em seus próprios  caminhos .

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Henrique Vieira Filho

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos