Crie Textos que convertem. Técnica A.I.D.A.
Uma meta de conversão de leads, um documento de texto em branco e um teclado. Dependendo do contexto, este é um dos maiores medos de pessoas que tem como desafio escrever um texto.
Colocar ideias no papel - ou na tela de um computador - não é uma tarefa tão simples assim, ainda mais quando o seu texto tem como objetivo fazer com que o seu público tome uma ação, quem já passou por isso sabe bem do que eu estou falando.
Para criar textos capazes de engajar leitores é fundamental ter conhecimento da sua audiência, comportamento humano, cultura geral, técnicas de persuasão, entre outros. Se você também enfrenta desafios como este, eu gostaria de compartilhar com você uma dica que me ajuda muito quando preciso escrever conteúdos com foco em conversão, estou falando do processo A.I.D.A (Atenção, Interesse, Desejo e Ação).
AIDA
- Atenção - Roube a atenção dos leitores com títulos atraentes;
- Interesse - Conecte-se com o problema da sua persona;
- Desejo - Faça o leitor desejar a sua solução;
- Ação - Conduza o seu leitor a realizar uma ação;
Se você seguir este processo será mais fácil estruturar o seu texto com pontos-chave que ajudarão a aumentar a probabilidade de conversão. Vamos ver cada um dos pontos da tática AIDA.
- Atenção - Roube a atenção dos leitores com títulos atraentes
Escrever um bom texto dá muito trabalho - sei comé -, no entanto, é muito comum no processo de escrever o autor investir muito tempo desenvolvendo o texto e pouco no seu título - isto pode ser um erro fatal. Pense comigo, a primeira coisa que as pessoas vão ler será o título, ou seja, se você não investir no seu título, todo o seu trabalho duro pode ser desperdiçado.
Para garantir que seu título tenha mais chances de roubar a atenção da sua audiência, eis algumas dicas que me ajudaram muito.
- Listas fazem sucesso. Pessoas gostam de 5 dicas para aprender a fazer qualquer coisa;
- Como fazer. O famoso passo a passo chama a atenção de muita gente;
- Seja específico. Use a isca certa;
- Foque em erros comuns. Ex: 6 erros que as pessoas não percebem na hora de escrever um texto;
- Comece com uma pergunta. Ex: Por que considerar o Doubleclick em seu negócio?
- Cuidado com o tamanho do seu título, seja conciso;
- Use uma imagem para contribuir com o seu título
E por último, mas não menos importante, pratique e mensure! Veja o que funciona melhor em sua audiência e refina a sua abordagem.
Existe uma ferramenta muito boa para que você possa praticar os seus títulos: 25 Subject Lines. Este exercício é muito legal, porque você é forçado a criar 25 títulos para o seu texto seguindo best pratices ;)
- Interesse - Conecte-se com o problema da sua persona
Depois que você pescou o seu público com um bom título, o próximo passo do AIDA é mostrar que você entende o problema da sua persona e sabe como abordar o tema.
Uma ótima forma de criar interesse é por meio de experiências pessoas. Quando você compartilha algo pessoal, além de estar contando uma história, você cria empatia com o seu público.
Caso você não tenha uma história pessoal para abordar, tente falar sobre cases de clientes, experiências de outros profissionais, ou construa uma história fictícia, mas verossímil, que crie uma narrativa atraente para abordar o problema comum que você pretende propor uma solução.
- Desejo - Faça o leitor desejar a sua solução
Esta é uma parte extremamente importante, pois você precisa fazer um link entre o problema apresentando na fase de interesse com a sua proposta de solução.
Se você estiver vendendo um produto, procure enfatizar os benefícios da sua solução ao invés das suas features. Lembre-se, o seu texto não é sobre o seu produto, mas sim sobre a sua audiência e como ela pode resolver uma adversidade.
Ação - Solicite que o seu leitor realize uma ação
Todo texto de conversão deve ter um objetivo mensurável. Crie um CTA (Call-to-Action) claro em seu texto, afinal, o mais difícil você já fez, isto é, atraiu o leitor para o seu conteúdo e, já que conseguiu esta proeza, por que não incentivar a sua audiência a realizar uma ação?
O seu CTA é a sua última instrução para o leitor. Dicas sobre o que você deve considerar para compor o seu CTA.
- Use verbos no imperativo - Curta, compartilhe, comente!
- Crie senso de urgência: edição por tempo limitado, somente hoje, ect.
- Use cores de contraste para destacar o seu CTA;
- Use termos de menos riscos: ao invés de compre agora, que tal comece a usar hoje?
Considerando a tática AIDA, agora você tem em mãos os pontos importantes para mapear em seu próximo texto.
Conhece alguma outra dica? Compartilhe com a gente nos comentários e curta o artigo se este texto foi útil ;)
SDR PLENO HUNTER INBOUND/OUTBOUND SOCIAL SELLING
10 mAmei o conteúdo, publicar aqui gerando engajamento, faz toda a diferença.