Crime do boné
Jovem, negro e de boné com letreiro pulsando frenético "SUSPEITO", reluzindo na aba do boné daquele rapaz (é crime usar boné?). Abordado por policiais na sexta-feira (22/01/2016, do séc. XXI) na quadra 10 da av. Rodrigues Alves, no final da tarde .
Tensão com passantes cruzando rápido; um outro rapaz filma e todos olham, como eu, alguns com olhar vigilante sem piscar. O ambiente é inundado por um tsunami de constrangimento. Muitos talvez sentindo na alma o q aquela pessoa debaixo do boné sentia na carne.
Não era eu com as mãos presas à cabeça, cercado por policiais armados e alguns de boina da corporação militar. Uma das policiais vai até o rapaz que filma empunhando seu celular. Travam um diálogo e ela retorna à abordagem do boné "SUSPEITO".
Passa mais um grupo de policiais na direção da quadra 9. O rapaz se explica diante do questionamento dos PMs. Apresenta documento de identificação. Um PM fala ao telefone e o rapaz de boné continua no calvário da abordagem.
Este boné "SUSPEITO" foi liberado. O dono passa por mim com olhar desprovido do brilho d'alma. A 'normalida' é retomada até o próximo boné "SUSPEITO".