Crise De Identidade – Que seja breve enquanto dure!
Muitas vezes fica nos rodeando e se declara quando demasiadamente nos questionamos quanto aos caminhos percorridos no decorrer da vida.
Muitas vezes isso é decorrente de comparações pessoais e sociais. Não podemos esquecer que em qualquer situação sempre haverá alguém inferior e/ou superior a nós, fato simplesmente fantástico, porque na escola da vida nunca seremos o primeiro e/ou o último no muro das lamentações ou celebrações.
“Somos insignificantes. Por mais que você programe sua vida, a qualquer momento tudo pode mudar.” Ayrton Senna
Tudo passa. Essa também é uma das frases que gosto muito, significa dizer que se estiver no auge de algum acontecimento, projeto etc., aproveite, curta e vivencie muito, mas não faça nada que possa te prejudicar no seu caminho de volta para a sua vida normal, porque este auge não irá durar para sempre. Em contrapartida, quando estiver vivenciando uma tempestade, ela também vai passar.
Vale registrar que quando não nos manifestamos acerca de uma situação difícil e complexa, também estamos tomando uma decisão e as suas consequências cedo ou tarde, também se farão presentes.
Tenho um colega que me falou que as pessoas se identificam muito mais com as outras pela dor do que pelo sucesso. Pode ser, talvez por isso refletimos muito mais acerca de determinadas situações que geraram sofrimentos do que ao inverso.
Saber valorizar as coisas boas que vivenciamos e os relacionamentos saudáveis que cultivamos como família e amizades, além do desenvolvimento pessoal e profissional quando consideramos importantes, é a melhor forma de materializarmos a tal felicidade, em minha opinião.
Para refletirmos: Se as fases ruins também passam e o sofrimento também é uma forma de aprendizado, porque nos cobramos tanto com relação a caminhos diferentes que tomamos e opções que fizemos?
Porque tantas lamentações com relação a um passado que não volta mais, e tantas expectativas a um momento futuro que nunca vai chegar, pois, vivemos sempre e apenas o presente? Aliás, todo dia é um novo recomeço.
A vida é feita de ciclos e nos prega muitas peças, portanto, trabalhar as adversidades com a maior naturalidade possível buscando sempre um aprendizado com atitudes positivas e assertivas, será sempre uma forma senão a principal de nos tornarmos pessoas melhores e mais felizes.
Conheço algumas pessoas com situação financeira bem privilegiada e transmitem que sobrevivem com crise de identidade em tempo integral. Por outro lado, conheço pessoas muito humildes que se mostram exatamente o contrário.
Em minha opinião, Crise de Identidade deve ser considerada como momentos de reflexão que fizemos na escalada da montanha da vida reconhecendo que ao abrir mão de alguns caminhos e opções no passado nos permitimos vivenciar outros. É uma excelente forma de não dramatizar demais. Aliás, drama, só em bons filmes, por favor.
Não podemos ignorar que somos o principal instrumento de qualquer mudança. Ter a consciência que não somos perfeitos e que estamos sempre aprendendo, também é fundamental, para não nos cobrarmos demais, pois a cobrança excessiva é um dos principais fatores das crises de identidade.
Em síntese, se já vivenciou uma crise de identidade como eu, que ela seja breve e que te sirva de instrumento para te tornar uma pessoa melhor.
E lembre-se que só pelo fato do sol nascer todos os dias, recebemos um milhão de chances de fazermos tudo diferente, ou simplesmente, agradecermos.
Thank You!!