A Crise - não deixe ela te derrubar. Ela pode te ajudar a crescer!
Há uma crise instalada no setor industrial brasileiro. Ela está em outras áreas também, mas é a industrial que parece sentir os efeitos mais severos. É como se a indústria estivesse pagando essa conta sozinha.
Quem arriscou visitar a Expo Proteção - Feira Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho deste ano pode sentir os efeitos da “crise”. O Pavilhão Verde do Expo Center Norte que já recebeu grandes empresas com produtos e serviços voltados à área de SST, neste ano parece ter encolhido um pouco. As ofertas de prestação de serviços até que estavam bem expostas. Já os produtos, nem tanto. Vários grandes produtores com suas marcas bastante conhecidas dos defensores da saúde e segurança dos trabalhadores não quiseram fazer os “costumeiros” investimentos, preferiram “economizar”.
Se por um lado a crise assusta, por outro ela dá oportunidades para os mais sábios crescerem e de alguma forma ajudar empresários e empresas a superarem esse momento difícil.
Profissionais das áreas de SST mais preparados podem fazer a diferença neste momento. Arregaçar as mangas e chamar para si a responsabilidade de elaborar e atualizar o PPRA da empresa pode ser uma ótima medida de redução de custos. Ministrar os cursos da CIPA, da Brigada, de Trabalho em Altura, Espaço Confiando, de Formação de Operadores de Maquinas e Equipamentos pode render consideráveis economias para o empregador que nesse momento procura cortar gastos em tudo quanto é lugar na empresa. E não é pra menos, ou corta ou afunda, o momento é preocupante.
Todos podem ajudar de alguma maneira. E se é nas “crises” que nascem os melhores projetos, encaremos esse momento como “desafiador” e “convidativo” para todos nós profissionais da área de SST.
João Flausino - É Graduando em Engenharia Mecânica, Técnico de Segurança do Trabalho, Consultor, Especialista em Prevenção de Incêndio, Palestrante, Instrutor de Trânsito e de Treinamentos de SST e radialista locutor.