CRISE NAS REDES SOCIAIS?
Com as redes sociais, uma notícia pode se espalhar muito rapidamente e se tornar verdade, mesmo não sendo a verdade absoluta. ☠🧐 Ou seja, um simples post em uma rede social pode ser prova para processos e perseguição de haters. Mas, as redes sociais não foram criadas para proporcionar situações negativas, pois diferente da comunicação verbal que nos provocam uma reação instantânea, na comunicação virtual, TEMOS TEMPO, afinal a comunicação será escrita, então podemos pensar antes de agir.
Cada rede social tem seu ponto forte e foi criada com um intuito, o primeiro passo é planejar como irá trabalhar em cada uma, de modo que seja possível antecipar até mesmo possíveis repercussões negativas do que cada uma pode causar.
Resenha’’zinha’’ sobre algumas redes sociais:
FACEBOOK: Rede social que está enraizada no cotidiano das pessoas e detém um público mais abrangente, podendo explorar conteúdo diversos.
TWITTER: O Twitter é bastante utilizado para as pessoas compartilharem momentos. É uma rede social voltada para notícias rápidas. O algoritmo da plataforma fica preso pelo engajamento e pela relevância da informação.
INSTAGRAM: Rede social que possibilita incentivar a interação com os seguidores, através de fotos em diferentes formatos, vídeos ao vivo, Stories com enquetes e demais opções que visam a construção e geração de valor da imagem do proprietário da página.
Youtube/STREAM: Através da stream é possível expor habilidades e também mostrar seu comportamento em determinadas situações. E isso, pode ser positivo ou negativo, mas é uma excelente plataforma para interagir e influenciar.
DICAS PARA SEUS TEXTOS NÃO CAIR EM CILADAS, BINO:
Lapide seu vocabulário, não é necessário abolir gírias e expressões que demonstrem sua personalidade ou a da marca/proprietário da página, porém evitar o excesso e não dar brechas para palavras e frases que possam ter múltiplas interpretações e conclusões pelo público.
Evitar entrar em questões políticas, em debates polêmicos. Isso, não significa que é proibido ter opinião e uma posição sobre os assuntos, porém é muito importante avaliar o autoconhecimento, se há propriedade para abordar e argumentar sobre cada debate. Após, essa análise, não esquecer que isso fará parte da construção dos valores, então vale a discussão? Isso será benéfico para carreira e imagem das páginas?
Pelo sim ou pelo não, a dica é: Respeito! A frase “internet é terra de ninguém” está equivocada. Internet é o conjunto de redes de computadores espalhados por todas as regiões do planeta, sendo assim tem lei, protocolos e práticas que se aplicam para todas as pessoas, as quais devemos respeitar e ter empatia para conseguir trabalhar e realizar grandes projetos.
Porém, todos estamos suscetíveis a cometer falhas, passar por situações de anormalidade com maior tensão.
E, ok! Podemos ‘’contornar🖍’’ as situações.
Após verificar, que alguma atitude, resposta ou postagem foi mal compreendida pelo público, é necessário iniciar um Gerenciamento de Crise. A gestão é um processo amplo e que envolve todas as áreas da empresa e seus respectivos gestores, é importante saber que esta atividade visa minimizar e reduzir os impactos causados, não é sinônimo de eliminar os erros cometidos, ainda não construíram uma máquina do tempo (não que eu saiba).
Primeiro ponto: Em qual rede social ocorreu a crise? Pois, cada uma repercute com um “time⌚ ”. A partir da verificação é possível medir quanto tempo há para tomar a decisão ou iniciar os processos de gerenciamento.
🃏 Pouco tempo? Sugestão coringa: Sentir empatia pelo ocorrido sem prolongar ou justificar um posicionamento do assunto, informar que não soube se expressar ou que houve uma divergência, mas que será trabalhado o assunto com cautela e a prudência necessária. Em seguida (dia seguinte): realizar 1 ou duas postagens para a anterior não ficar em destaque e “Dar um tempo” das redes sociais. Deixar o assunto cair no esquecimento “sempre haverá novas polêmicas”, para depois voltar a realizar postagens, aos poucos, com conteúdo positivo e que não traga vestígios do ocorrido anterior.
📌📋 TEM TEMPO?
- Entenda o que aconteceu.
- Realize um levantamento de riscos.
- Faça um diagnóstico de ameaças (Geralmente há diversas possibilidades).
- Planejamento de processos: Não esqueça de notificar a imprensa se necessário, sendo transparente sobre o ponto de vista da organização e as medidas que serão tomadas. Implementação: Coloque em prática as medidas programadas.
- Acompanhamento: Contrate uma ferramenta para medir o sentimento e monitorar suas redes sociais, reconhecendo os assuntos em tempo real, medindo a reputação e mensurando se os esforços foram eficientes..
- Aprenda com o erro: Realize um media Training.
📢 A rede social não é nossa inimiga, podemos: Interagir com antigos e novos seguidores e nos atualizarmos com o que se passa no mundo e até tirar proveito se for algo positivo para usarmos a Trend do momento. As ações podem ter rápido resultados e você ainda consegue estreitar seu relacionamento com os seguidores. Sendo assim, se houver sinal de encrenca, não se apavore, um gerenciamento de crise pode amenizar o impacto sobre a reputação das suas páginas.