A crise que os gringos não entendem

A crise que os gringos não entendem

Sempre vejo na internet gringos questionando a crise do Brasil, porque exatamente agora, no meio da crise, tem milhares de brasileiros viajando... Viajando o mundo, o Brasil, viajando nas ideias.
Nós somos mesmo um povo diferente. Muitos de nós, diferente de diversos gringos, aprendemos desde cedo que para podermos ter e fazer as coisas precisamos juntar, economizar a vida toda, ter sempre nossas reservas ao invés de gastar todo mês tudo o que ganhamos, como muitos americanos, por exemplo, fazem.
Com isso, a crise bateu em nossa porta e deixou muitos desempregados, de férias, com suas reservinhas para aproveitar os tempos de crise. E com a conhecida alegria do povo brasileiro, vamos fazer o que se não tem emprego? Chorar? Não! Vamos pegar nosso dinheirinho e fazer as sonhadas viagenzinhas, normalmente tentando não gastar tudo de uma vez, fazendo mochilões, buscando outras formas de viver, fora ou dentro desta confusão. Buscamos abrir de alguma forma nossas cabeças, tira-las dos problemas e coloca-las em soluções e assim vamos fugindo, voltando, criando, mudando.
Quanta gente eu tenho visto se reinventando. Fora da crise a pessoa estava lá, em seu empreguinho cômodo, reclamando, às vezes sofrendo, mas vivendo e seguindo. Sabe aquela frase que falam por aí "até um pé na bunda te empurra para frente"? Isso funciona bem pra muita gente por aqui. Com o desemprego e os salários ridiculamente baixos para novas contratações, muita gente desistiu de viver uma vida medíocre, muitas vezes esperada pela família da pessoa e todos que a cercam, para ir atrás de seus sonhos, se reinventar, criar, pensar diferente. Não é fácil. Mas fica muito menos difícil se permitir pensar diferente quando se tornou evidente que seguir a antiga receita não é algo que está funcionando muito bem para tanta gente ultimamente. Pode ser que amanhã volte a funcionar, pode ser sim. Mas amanhã estará cheio de gente que descobriu receitas novas e muito mais saborosas.
Bendita crise essa, para milhares de brasileiros, que saíram de sua zona de conforto e se descobriram, encontraram uma nova forma de viver.
Bendita crise que trouxe à tona os desejos mais profundos de milhares de brasileiros e fez com que hoje estejam pelo menos num caminho que faça mais sentido para seus ideais.
E você, tá reclamando da crise? Já pensou em sair da zona de conforto, olhar para dentro e jogar para fora o melhor de você? Para algumas pessoas funciona.

TPB

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos