Crise também é oportunidade? Se adaptar é a chave que definirá se você morre com a primeira ou se fortalece com a segunda.
É certo que ao lado de outros tantos segmentos, o mercado imobiliário vivencia um dos seus maiores desafios das últimas décadas com a pandemia da Covid-19. Com os longos meses de isolamento social e a provável recessão da economia, imobiliárias e corretores de imóveis devem, mais do que nunca, estar por dentro dos impactos da pandemia para o mercado, pois é neste momento que surgem as oportunidades para inovação e adaptação.
Sabendo disso, nós da inGaia, proptech que possui o maior banco de dados do mercado secundário de imóveis, não nos furtamos em buscar, diariamente, soluções que ajudem todo o ecossistema imobiliário a passar por esse período de modo menos traumático. E para dar subsídios às tomadas de decisão, necessárias em todo os momentos - ainda mais nos de crise - disponibilizamos para o mercado o Painel do Mercado Imobiliário (PMI), em que é possível acompanhar os impactos da crise em todos os segmentos do mercado imobiliário nacional de imóveis usados e acompanhar notícias, artigos e dicas de estratégias e práticas on-line que podem ser aplicadas pelos profissionais durante a pandemia e no momento de retomada do mercado.
No levantamento é possível ver, por exemplo, que as visitas a sites de imobiliárias continuam aquecidas, com queda de apenas 3% em abril. Nas últimas semanas, o número de visitas concluídas e propostas realizadas apresentam sinais de boa recuperação. Ou seja, há oportunidades na mesa.
No entanto, para aproveitá-las, é imprescindível que os profissionais do setor adequem serviços e utilizem plataformas tecnológicas que desburocratizem e agilizem processos, como a visita on-line por meio dos sites das imobiliárias, videoconferências e tour virtual. Além de oferecer alternativas ao público consumidor, como visitas físicas mais seguras (cumprindo as medidas preventivas recomendadas). Inclusive, já existem imobiliárias e corretores oferecendo para os seus futuros compradores máscaras, álcool gel e proteção para os sapatos em visitas presenciais.
O fato é que o mercado voltará a se aquecer e o trabalho eficiente feito hoje com a oferta de um serviço diferenciado e sem complicações irá definir o sucesso no momento da retomada. Portanto, apesar das dificuldades, é hora de focar nas oportunidades que estão e vão surgir, fruto da mudança no mercado imobiliário. É hora de se adaptar. Não há escolhas. E você, vai aproveitá-las ou vai ficar para trás nessa corrida?