Crises de ansiedade: como se prevenir
A ansiedade é um fenômeno complexo que pode afetar muitas pessoas em algum momento de suas vidas. Uma crise de ansiedade pode ser intensa e debilitante, e pode ter diversas causas.
Vários teóricos renomados oferecem uma compreensão sobre as possíveis causas para uma crise de ansiedade.
Segundo a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, as crises de ansiedade podem ser causadas por conflitos emocionais e traumas psicológicos reprimidos. Ele argumenta que essas emoções reprimidas podem emergir na forma de ansiedade, que é uma tentativa do ego de lidar com esses conflitos internos. De acordo com Freud, uma crise de ansiedade pode ser desencadeada por eventos externos que trazem à tona esses conflitos reprimidos.
A teoria cognitiva comportamental (TCC) também oferece uma perspectiva sobre as causas para uma crise de ansiedade. Segundo essa teoria, a ansiedade pode ser causada por pensamentos distorcidos e disfuncionais que geram sentimentos de medo e preocupação intensos. A TCC se concentra em ajudar os indivíduos a identificar e desafiar esses pensamentos distorcidos, substituindo-os por pensamentos mais realistas e adaptativos.
Além disso, a neurociência também tem contribuído para a compreensão das causas para uma crise de ansiedade. De acordo com a teoria neurobiológica, a ansiedade é causada por desequilíbrios em certos neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que afetam a regulação do humor e das emoções. Esses desequilíbrios podem ser causados por fatores genéticos, ambientais ou uma combinação de ambos.
Já a teoria da resposta emocional sugere que a ansiedade é uma resposta normal do organismo a estímulos ameaçadores. Segundo essa teoria, a ansiedade é uma resposta adaptativa que ajuda os indivíduos a lidarem com situações potencialmente perigosas. No entanto, quando essa resposta emocional é ativada de forma inadequada ou em excesso, pode levar a crises de ansiedade.
Outra teoria que tem sido utilizada para explicar as causas para uma crise de ansiedade é a teoria da aprendizagem. De acordo com essa teoria, a ansiedade pode ser aprendida por meio da experiência direta ou por observação de outras pessoas. A exposição a eventos traumáticos ou a modelos de comportamento ansioso pode levar à aprendizagem de comportamentos e emoções ansiosos.
Efeitos da Pandemia de COVID-19
A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças na vida de todos, desde a forma como trabalhamos, estudamos e nos relacionamos até mesmo a nossa saúde mental.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia aumentou consideravelmente os casos de ansiedade, estresse e depressão, tornando-se cada vez mais necessário buscar ajuda para lidar com os efeitos psicológicos da crise.
Sete ações práticas para reduzir suas Crises de Ansiedade
Recomendados pelo LinkedIn
Realizar Psicoterapia para o controle de sua Ansiedade
A psicoterapia é um importante aliado para nos ajudar a lidarmos com o aumento dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão, pois trata-se de uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a gerenciarem suas emoções e lidarem com a incerteza e a insegurança causadas pela pandemia.
É importante destacarmos também a psicoterapia como uma forma de prevenção, pois assim como praticamos atividades físicas e cuidamos da nossa alimentação para prevenir doenças físicas, a psicoterapia pode e deve ser vista como uma forma de cuidado preventivo com a nossa saúde mental.
Deseja conhecer mais sobre Psicoterapias?
A clínica Fonoaudiologia em Equipe fica localizada em Jundiaí/SP e oferece atendimentos psicológicos presenciais e à distância (online), para todas as idades.
Aceitamos planos de saúde, convênios e particulares (reembolso).
Conheça mais:
Fonoaudiologia em Equipe
Rua Tiradentes 668, Jundiaí, SP, 13215-370
(11) 4522-2085