Crises Previsíveis na Família
• Você já parou para pensar por que o relacionamento na família que parecia tão equilibrado de repente se torna tão tumultuado e insatisfatório?
• Existem causas previsíveis? Como agir em tais situações?
É possível que casais desde a lua de mel ou ao nascimento do primeiro filho vivam uma mudança negativa na relação e passem por uma crise. Então queixam-se de ter passado de um período feliz para uma situação complicada, com brigas, tensões, levando a crer que acabou o encanto e começam a vislumbrar a separação.
Muitas podem ser as causas, e uma delas, a primeira a ser investigada é se essas famílias estão passando por uma mudança de ciclo de vida, que traz a exigência do desempenho de novos papéis, novos conhecimentos, e muitas vezes trazem questões não resolvidas de crises passadas. Nesse contexto, é natural que apareçam novas dificuldades interpessoais… e conflitos!
São ciclos de vida:
1. Jovens solteiro saindo de casa: para eles o principal aprendizado é aceitar a responsabilidade emocional e financeira por si mesmo;
Para os seus pais – aceitar a saída do filho e dar o apoio na medida que favoreça o seu desenvolvimento;
2. Casamento: traz a necessidade de adaptação aos hábitos do outro e de se harmonizarem em um novo sistema familiar, que demanda compromisso e diversas habilidades.
3. Chegada dos filhos: aceitar novos membros no Sistema, o que inclui aprender a ser pai, mãe, readequar orçamento, tempo dos papeis anteriores às tarefas de cuidar e educar, com o desafio reservar um tempo para a vida a dois.
4. Famílias com adolescentes: aumentar a flexibilidade das fronteiras para incluir a independência dos filhos e as fragilidades dos avós na família.
5. Famílias no estágio tardio da vida: aceitar a mudança dos papéis geracionais – abrir espaço no Sistema para a sabedoria e experiência dos idosos - apoiar a geração mais velha sem superfuncionar por ela.
Ao identificar que está passando por um desses ciclos, e que seu estado emocional associa-se as novas exigências e aprendizados, abre-se a possibilidade de atenção e a busca da superação dos desafios da nova etapa.
Mantendo-se atento aos aprendizados requeridos você já terá encontrado o caminho para que tudo se integre e volte ao equilíbrio.
Para passar mais rapidamente pelo processo a ajuda profissional é recomendada.
A terapia familiar sistêmica trata as relações e a terapia EMDR as questões individuais e juntas trazem o equilíbrio fundamental para a saúde de todos.
Se apenas um membro da família vier a terapia na época da crise, isso poderá ajudar a todos!!!
Comportamento Social e Consumo / CX / Social Listening / Eventos, Gestão de Viagens e Mobilidade Corporativa / Professora de Administração e Marketing / Gestão de Compras
9 aTexto muito bem colocado Sueli, tenho a percepção de que a falta de sabedoria para lidar com as adversidades em determinados ciclos da vida nos faz cada vez mais incompletos na vida pessoal e consequentemente na vida profissional.
Psicóloga Psicanalista Parecerista e Perita Forense junto à Vara da Família
9 aMuito boa a reflexão Sueli Carpinelli ! Vou compartilhar com colegas! Abraços!
Consultor em Governança. Membro de Conselhos de Empresas & Famílias. Mentor. Palestrante. Professor.
9 aOlá Sueli Carpinelli parabéns pelo artigo. Estou compartilhando para a minha rede de contato. Abraços!