Cuidado, atenção e revisão: dicas para escrever um bom texto
Aqui, no Letras, temos muito cuidado com todo o conteúdo que publicamos. Dos textos que nutrem o nosso Blog às notificações push que enviamos aos nossos usuários e aos textos de layout que vão para o nosso site, tudo é pensado, programado, feito e revisado com muito carinho para que o produto final seja incrível. 💜
É por isso que, no final do processo de criação, tudo passa por uma revisão textual minuciosa. Nosso objetivo é não deixar passar nenhum tipo de erro gramatical, de digitação e de coesão e coerência. Pra nós, é muito importante entregar um conteúdo perfeito e, para isso, é necessário se atentar a todos os detalhes.
Por que escrever um bom texto?
A principal vantagem de produzir um texto bem feito é que ele se torna útil a quem o lê. Uma vez que alguém se interessa pelo que você escreveu, você ganha um leitor. Você ganha a chance de influenciar, de trocar conhecimentos, de ser compreendido. E essa interação só é possível se esse leitor entende o seu texto e a mensagem que você quer transmitir.
Por isso, é muito importante ter em mente não só o que você quer escrever, mas qual público você quer atingir, qual o seu objetivo com o texto e qual imagem você quer construir sobre você (ou sobre sua empresa, que é o nosso caso 😉). Além de passar a nossa mensagem para o nosso público, nós nos preocupamos em não só tornar o nosso leitor interessado em nossa produção como em deixá-lo confortável com a leitura.
A construção da imagem da empresa
Escrever um bom texto envolve muita coisa. Então, é interessante fazer um planejamento prévio para organizar o pensamento e certificar-se de que você não vai se esquecer de nenhum ponto importante. Eu gosto de sempre fazer esse planejamento no papel, separando as ideias que vão na introdução, no desenvolvimento e na conclusão. Já começo a pensar em alguns subtítulos também, mas eles vão mudando ao longo do processo para se adaptarem ao que vou escrevendo. Além disso, algumas questões devem ser levadas em consideração. Sobre o que quero escrever? Quem é meu público leitor? Como quero me mostrar para esse público? Quais recursos preciso usar para passar a minha mensagem?
Através das respostas dessas perguntas, você já consegue ir determinando pelo menos o começo de uma personalidade para os seus textos. Nossos textos terão uma pegada mais séria ou combina mais com a gente algo mais descontraído e leve, mas, ainda assim, profissional? No nosso caso, optamos por uma produção mais espontânea — mas muito bem pensada — principalmente nos textos do Blog. Gostamos de conversar com o nosso leitor, de envolvê-lo por completo na experiência. Perguntamos a opinião dele sobre o assunto, se ele prefere isso ou aquilo e o convidamos a acessar outros conteúdos do nosso site.
É claro que, por trás dessas interações, também existem as nossas estratégias de SEO para melhorar o rankeamento do nosso conteúdo no Google; ainda assim, essa conexão com o nosso leitor é importante para nossa marca pois segue o posicionamento que o Letras assume em outras plataformas: a de um amigo sempre muito simpático e engraçado.
Adeque-se ao seu público e ao seu tema
Para que um texto cumpra sua função social proposta (pode ser informar, divertir, alertar, explicar, vender, dentre várias outras), é necessário que o leitor entenda o que você quis dizer e isso só é possível quando você se adequa ao universo daquela pessoa. O uso de memes e gírias, por exemplo, é muito eficaz na comunicação com um jovem que tem uma conta no Twitter e está por dentro de tudo que surge nesse campo, mas provavelmente é ineficaz se usado com os pais desse jovem, que podem não entender o que está por trás daquela piada. É claro que existirão ressalvas dentro dessa questão, mas é mais fácil trabalhar com a regra do que com a exceção 😛
É necessário, também, se adequar ao tema proposto para o seu texto. Ao final, releia tudo com um olhar crítico e se pergunte: O meu texto faz sentido dentro do que eu me propus a produzir? Deu pra entender o que eu quis dizer? Se a resposta for não, volte algumas casas e veja onde foi que você se desviou do assunto chave ou onde foi que ficou confuso. Se for difícil identificar, peça para um colega ler e dar sua opinião. Ou, se você tiver tempo, deixe algumas horas de lado e depois volte para reler. Sua cabeça já vai ter esquecido de algumas coisas e, se mesmo assim você continuar entendendo tudo direitinho, você terá certeza de que está bem escrito.
Pergunte-se, também, se o seu texto faz sentido como unidade, ou seja, se ele se completa bem e se você não deixou pontas soltas na sua argumentação. Veja se ele tem uma conclusão final e se cumpre tudo o que prometeu na introdução.
Algumas dicas para fazer um bom texto
Agora chega de blá-blá-blá e vamos ao que interessa: o que é, então, imprescindível para escrever um bom texto?
- É sempre melhor usar palavras mais simples do que palavras rebuscadas e difíceis. Ao usar palavras complicadas, além de o seu texto se tornar inacessível a um tanto de gente, você corre o risco de errar no uso e ele pode ficar sem sentido. Ah, e evite trocar a ordem sintática (mas o que é a ordem sintática? é, em linhas bem diretas, a ordem das palavras na frase). Se você pode dizer “Helena é revisora de textos no Letras”, por que dizer “No Letras, Helena é revisora de textos”?
- Use conjunções. Elas são muitos importantes pra manter a ligação entre as ideias que você expõe no seu texto. Elas te ajudam a construir e a concluir o raciocínio.
- Não se esqueça das vírgulas e dos pontos finais. Afinal, seu leitor precisa de uma pausa para respirar, né? Evite fazer frases longas demais, pois isso é cansativo e pode confundi-lo.
- Evite repetir palavras. Isso também deixa o texto muito cansativo e parece que você está enrolando o leitor. Quando bater a dúvida sobre qual palavra usar para substituir uma que já foi usada, consulte o sinonimos.com.br, que ele sempre apresenta várias alternativas.
- Produza um texto que tenha início, meio e fim. Na introdução, busque resumir o que será apresentado ao longo do texto. No desenvolvimento, você deve expor todas as suas ideias sobre o tema que decidiu abordar. É aí que o leitor espera encontrar sua opinião, seus questionamentos e suas respostas. Evite “encher linguiça”, procure autores que já falaram sobre o assunto para servirem de base para você e argumente para defender seus pontos de vista (sempre com muita empatia e respeito por quem está lendo, é claro!). E por último, mas não menos importante, a conclusão: é lá que o seu texto fecha todas as ideias e caminha para um fim sem pontas soltas e perguntas não respondidas.
- Tudo na internet é muito rápido; por isso, para um texto pensado para esse ambiente, é importante pensar em alternativas para tornar a leitura mais fácil e mais rápida, né? Uma boa ideia é separá-lo em tópicos, dando um nome (ou seja, um subtítulo) para cada uma dessas partes. Ele deve estar ligado ao tema central e é legal que já dê uma prévia do que será dito naqueles parágrafos. Se o leitor só estiver interessado em uma parte específica do texto, ele terá mais facilidade em achá-la, por exemplo. Isso também ajuda na organização do texto, algo fundamental para conquistar o seu público 😄
São coisas bem básicas, mas muito importantes. Opte sempre pelo mais simples que é sucesso 🤩
Atenção a todos os pequenos detalhes
Como eu disse no início, todos os textos do Letras passam por revisão. É nessa última fase do processo que temos a oportunidade de entregar um produto final sem defeitos, pronto para ser lido e aproveitado.
Nosso objetivo é aliar bons conteúdos a uma leitura agradável, sem dificuldades, bem informativa e leve. Para isso, nosso time trabalha em equipe para sempre estar em harmonia e tornar isso possível.
Pra mim, a melhor parte é receber o feedback dos leitores dizendo que gostaram dos nossos textos, que aprenderam algo novo sobre determinado assunto ou que se divertiram com a leitura. Dá aquela sensação de dever cumprido, sabe?
É por isso que sempre digo que vale muito à pena o esforço de escrever um bom texto. Sim, dá trabalho! Mas o resultado é incrível. 💜
Revisão de texto | Revisão Publicitária | Revisor (a) Freelancer | Administrativo | Gestão de Acessos
5 aAdorei o conteúdo!