Cuidado com a crise da meia idade e as mudanças impensadas
A crise da meia-idade é uma expressão criada em 1965 por Elliott Jaques para descrever uma forma de insegurança sofrida por alguns indivíduos que estão passando pela "meia-idade", na qual percebem que o período de sua juventude está acabando e a idade avançada se aproxima.
Essa crise pode ser desencadeada por vários fatores relacionados com essa época da vida, como a morte dos parentes, casos extraconjugais, andropausa, menopausa, sensação de envelhecimento, insatisfação com a carreira profissional e saída dos filhos de casa.
Dossiê publicado pela PUC-SP no Cadernos Metrópoles acerca dos processos migratórios da região metropolitana de São Paulo identificou que entre os imigrantes intraestaduais, há uma concentração de indivíduos com 25 a 39 anos de idade, acompanhada de crianças com 5 e 9 anos de idade. Também os migrantes que vieram de outras Unidades da Federação concentravam-se principalmente entre os 20 e 34 anos de idade.
Já parou para pensar que as crises de meia idade podem impulsionar migrações como espécie de fugas internas? Já parou para pensar que as vezes a mudança física não é o melhor caminho, pois a real mudança deveria acontecer de dentro para fora?
Obviamente mudanças são positivas e estimulamos que estas sigam existindo porém buscamos evidenciar diariamente a importância de migrar pelas razões certas e com planejamento adequado para que sonhos não virem pesadelos. Não faz ideia do que estamos falando?
Eu explico, há 8 anos começamos a questionar os processos migratórios e nos deparamos com dados bastante curiosos, de acordo com censo do IBGE mais de 35% da sociedade brasileira reside em municípios distintos de sua origem, e para exemplificar onde é que mora o "problema" decidimos ampliar o zoom no estado de São Paulo onde dos mais de 24 mil cidadãos em situação de rua cerca de 70% são migrantes, perante tal dado é impossível não questionar, afinal o que deu errado na jornada em busca de felicidade deles?
Pensando em encontrar respostas e construir soluções nós do Business on the Road pegaremos a estrada em Agosto conduzindo um estudo inédito sobre geolocalização estratégica de pessoas e empresas.
Quer migrar? queremos ajudar a te preparar!
Quer ficar? Queremos que existam oportunidades onde você está!
Apesar de se tratar de um projeto complexo, nosso objetivo junto ao cidadão é despertar protagonismo na aprendizagem adulta para que este indivíduo tenha capacidade não só de atravessar uma fase complexa como é o caso da crise da meia idade, mas de construir um futuro prospero para si e familiares no local de origem ou destino, contribuindo ativamente para uma sociedade melhor tanto como profissionais quanto como cidadãos e cidadãs.
O projeto tem em seu DNA a andragogia e edutainment com a finalidade de conectar pessoas a sonhos por meio da aprendizagem, os desdobramentos consistem em percorrer um funil educacional:
- Dar ciência sobre as oportunidades no mercado de trabalho atreladas a um novo aprendizado
- Seguido de estímulos a realização de cursos e participação em palestras gratuitas para absorção de conhecimento
- Estruturação de protagonismo de carreira em busca de mais conhecimento para ocupar melhores posições em sua localidade de origem ou em um novo destino.
Curtiu?
Comenta ai, você já passou pela crise da meia idade? quis mudar de localidade física em decorrência de inquietudes internas?