Cuidado com motivações erradas.

Cuidado com motivações erradas.

Não são poucas as vezes em que nos deparamos com situações que nos fazem repensar onde estamos e para onde queremos ir, e onde queremos chegar. Muitos são os aspectos que nos alertam sobre nosso universo profissional, nos colocando em constante conflito entre profissional x pessoal, empreendimento x família, ser empregado x ter negócio, emprego atual x futuro. E isso acaba impactando diretamente nossa vida em todas essas frentes.

Nunca foi ruim auto avaliar sua vida, muito pelo contrário, devemos fazê-lo constantemente, afinal de contas com o resultado, normalmente identificamos pontos em que precisamos melhorar, deixar de lado, mudar. Tudo isso é sempre bastante saudável. O problema está quando essa auto avaliação passa a ser uma crítica exacerbada, incoerente, e normalmente motivada por fatores que não são positivos.

Essa mensagem é para você, que pode estar passando por alguns desses conflitos, e nem sabe onde foi que começou, porque enxerga tantos pontos negativos em sua vida, e acredita piamente que a sua situação é a pior possível, e até mesmo pior do que muita gente tem passado. O recado simples é: Cuidado com as motivações erradas! Já parou para pensar o que tem motivado você a pensar exaustivamente a respeito de um fato, que se caso ocorrer vai mudar sua vida completamente? Pare para pensar um pouco a respeito do que tem levado você a pensar tanto em sair do seu emprego, o que tem feito você querer tanto mudar de carreira, ou mesmo o que tem feito você querer ficar parado onde está.

A maior consequência quando se age por motivações erradas, é que na grande maioria das vezes, as consequências não são agradáveis. Se estiver pensando em mudar de emprego porque o clima está ruim, o chefe que antes era bom, mas que agora é insuportável, porque o seu dinheiro está pouco, porque tem que acordar cedo demais, porque tem que trabalhar até tarde demais, porque tem muitas responsabilidades, e outros tantos fatores que nos empurram ladeira abaixo, rumo a uma desmotivação completa, é melhor repensar o que tem te movido.

Procure a partir de hoje motivos positivos de você querer tanto um emprego naquela área, e que seja por motivos positivos, como aquela é a empresa de meus sonhos, o cargo disponível lá é a oportunidade de fazer exatamente o que sempre sonhei, é trabalhar com o que eu amo, e tantos outros mais motivos que você pode avaliar se é o que está te fazendo buscar uma mudança em sua vida.

Não aceite qualquer emprego por estar desempregado, não mude de emprego se o seu gerente é ruim (afinal de contas cada vez mais profissionais ruins tem ficado menos nas organizações, principalmente em cargos de gestão.). Concilie seu empreendimento com sua vida familiar e social. Até mesmo sua empesa atual pode ser o seu futuro. Procure sempre buscar motivações positivas, para a partir de então, conseguir traçar uma rota clara rumo ao sucesso. Nos vemos lá!

Rinaldo Dantas e Castro Marques

Rui Cardoso de Almeida

Profissional de Relações Institucionais, Governamentais e Comunidades.

5 a

Muito pontual o texto. Sempre passamos foi.por estágios assim. Parabéns.

Camila Santos

Técnico em mineração I | Companhia de Ferro Ligas da Bahia - FERBASA

6 a

Um excelente texto. Eu como estudante e em busca de recolocação, nesse momento me fez pensar sobre as minhas motivações e se elas vão me ajudar chegar onde eu quero. 👏👏

César Lobato

Analista de Compras pleno 3

7 a

Muito bom seu artigo e parabéns....

João Marcos Lima, Dr. Eng.

Head of Operational Excellence O&M Wind Brazil at Enel Green Power

7 a

Perfeito! Muitas vezes focamos a árvore ao invés de enxergar a floresta.

Carla Régia

Educação Corporativa| Treinamento e Desenvolvimento| Cultura Organizacional| Endomarketing| Pedagoga| Poeta

7 a

Excelente texto! Obrigada por compartilhar!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos