Cuidado Planejado e Tecnologia Grandes Aliados da Jornada Paciente na Oftalmologia.
Com a mudança da perspectiva do cuidado e a cada dia o consumidor em saúde, obtém maior conhecimento de suas necessidades e quadro clínico. As intervenções clínicas devem adotar um olhar coordenado das ações em saúde com o paciente no centro do cuidado, com as ações em mapear a jornada do paciente e entender as janelas de oportunidades dentro do contexto assistencial e atendimento. Com essa ótica, temos a oportunidade de atuar de forma sinérgica entre os serviços, com o propósito de construir redes integradas de saúde e potencializar o resultado clínico dentro de um modelo sustentável.
Atualmente, a tecnologia é um dos pilares indispensáveis no cuidado, com capacidade de sustentar os sistemas clínicos em que situações passadas, estavam fora do alcance assistencial. Contudo, este pilar precisa levar em consideração cada fase de cuidado, para que seu uso não esbarre em cenários de burocracia ou barreiras , que ao invés ser um facilitador, torne-se uma ferramenta de difícil acesso. Desta maneira, o emprego dos avanços tecnológicos precisa estar alinhado à jornada do cuidado, os serviços prestados e o publico que fará uso .
Os impacto das ações tecnológicas dentro cuidado planejado ocorrem em seis momentos da jornada do paciente: agendamento, atendimento, pré exames, consulta , cirurgia e retorno. Como descrito, uma medicina ambulatorial na oftalmologia, mais preventiva irá acompanhar este paciente em todo cuidado , com foco em sua saúde primária e secundária , de acordo com a evolução clínica .Terá impacto no tempo de acompanhamento , através de um diagnóstico mais precoce e preciso. Os casos de menor complexidade, sendo mais assertivos, resolutivos e com menor impacto farão com que os pacientes que recebem alta em até 90 dias, tendo retornos anuais com foco em prevenção .
Recomendados pelo LinkedIn
O grande desafio, no entanto, é alinhar a perspectiva assistencial e atendimento com a de negócio. Como o resultado financeiro ainda é expresso de acordo com as ações de cada serviço de saúde, muitas vezes fica difícil mensurar o impacto financeiro dentro das organizações, onde o serviço ainda é fragmentado.
A visão de negócio terá que acompanhar também a visão do paciente, em uma perspectiva futura. E nesta análise , viabilizar a incorporação tecnológica, será necessária para obter uma avaliação não apenas qualitativa e sim também quantitativa, mensurando o quanto investido em cada etapa trará como retorno na etapa seguinte.
Nós, profissionais da área de saúde, temos como missão sempre zelar para o melhor para nossos pacientes. Sempre foi e assim será Contudo, considerando os altos valores de algumas ferramentas tecnológicas, teremos que sempre considerar a sustentabilidade para cada serviço, para não ocorrer desperdícios. As Ferramentas tecnológicas criam oportunidades de análise através da incorporação e capacidade de mensuração trazidas pelas Inteligência Artificial e Big Data. Desta forma, temos condições de mostrar que o que é tangível dentro do modelo assistencial, bem como pode ser aderente em um modelo de negócio, garantindo que a inovação sempre possa estar presente na vida de nossos pacientes.