Cuidado, seus indicadores de desempenho podem estar sendo enganados.
Num primeiro momento alguns podem até pensar: “tem um sabotador na minha empresa”, e na verdade tem.
Mas não é nenhum colaborador mal-intencionado ou até mesmo um espião industrial contratado pelo concorrente. É apenas uma realidade que a maioria das empresas vive hoje em dia e nem percebe, acabam achando normal e, diga-se de passagem, quase surtam quando mencionamos mudar essa realidade.
Se você ainda não conseguiu identificar essa realidade, ou está em dúvida, ela como não poderia deixar de ser, é um dos 7 Desperdícios.
Estou falando do Estoque, nos meios de treinamentos e até acadêmicos, existe uma ilustração bem fiel ao real papel do Estoque. Para quem nunca viu, é a de um lago com pedras no fundo, mas como o nível da água está acima destas, o barco pode navegar tranquilamente. No caso em questão o barco representa seus indicadores de desempenho e a água o nível do seu estoque. Ou seja, estoque alto navegabilidade tranquila, isto acaba fazendo com que a maioria das empresas ache que Estoque é uma coisa boa, que ajuda a empresa.
Porém com o passar do tempo não é o que vemos, empresas com todos os indicadores de desempenho no verde, mas o financeiro desesperado porque as contas não fecham. Para entenderem melhor vou dar um exemplo muito conhecido que ocorreu numa famosa fábrica de escapamentos.
Nessa famosa fábrica de escapamentos todos os indicadores de desempenho estavam sempre verdes, entregas no prazo, índices de qualidade, produtividade, vendas, tudo muito bem. Porém sempre que realizavam o inventário anual no almoxarifado de matéria prima sempre havia um “furo de estoque”.
Auditorias, instalação de sistema de gerenciamento, trocas de gestores, e nada, sempre estava lá no fim de ano o furo de estoque. Num determinado ano a empresa estava passando por um processo de certificação de uma norma ambiental, e para tal precisavam de um laudo atestando as condições do leito do lago utilizado para reciclagem da água utilizada nos trocadores de calor. Foi contratada uma empresa para drenar e periciar o leito do lago. Para a surpresa de todos, ao drenar o lago surgiram milhares de escapamentos, descobriam então onde estava o furo de estoque.
Para esconder os problemas e defeitos que ocorriam durante a fabricação, a operação utilizava matéria prima extra para repor as peças defeituosas e o turno da noite as “descartava”.
Nesse caso, o nível do lago literalmente escondeu os problemas, ou seja, na verdade a empresa tinha vários problemas de qualidade, mas como tinham matéria prima de sobra, sempre dava para repor o perdido e esses problemas não apareciam nos indicadores.
Por isso muita atenção ao seu nível estoque, seja de matéria prima, de semiacabados ou de produto. Níveis elevados de estoque podem estar enganado seus indicadores de desempenho, mas não saia reduzido os estoques de uma hora para outra, se fizer isso, a empresa quebra. Minha sugestão é, que para cada indicador de desempenho, implementem um de eficiência (também chamados de contra indicadores) para acompanhar e controlar eventuais enganos.
Um exemplo rápido:
Indicador de desempenho "entregas feitas no prazo"
Indicar de eficiência "quantidade de horas extras"
Cada empresa dependendo do processo e da realidade que vive, terá um ou mais indicadores de eficiência para cada indicador de desempenho, o importante é estar atento para não ser enganado.
Líder de Produção
6 aSim ,uma empresa a qual eu trabalhei a veracidade das informações eram todas manipuladas para que as eventuais distorções não fossem evidenciadas em todas as areas e por todos os departamentos produtivos e com isso promovendo pessoas e a organização tendo prejuízos.
Gerente de Qualidade têxtil/Processos na Stik Elásticos têxtil
6 acontrolam o que chega do fornecedor imposto pelo sistema financeiro para dar baixa nos pagamentos de fornecedores, controlam até de saída do almoxarifado. O pecado está em identificar a saída EXTRA de material específico para cada produto que solicitou ao almoxarifado, seja por desperdício do setor ou por má qualidade do fornecedor. Bingo Folta só alguém analisar o custo de material planejado x realizado gerado pelo sistema operacional da empresa. Problema. Muitos SO não tem esse relatório gerencial.
Gestão | Melhoria Contínua | PDCA | Excelência Operacional | 5S | Lean Manufacturing
6 aExcelente amigão