Cuidado, Transformação Digital emocional pode matar!

Cuidado, Transformação Digital emocional pode matar!

Vídeo complementar:


O fato mais relevante para as organizações hoje é a passagem de um futuro incremental para um disruptivo.

O ambiente social, a “placa tectônica da sociedade”, incluindo os negócios, está sendo alterada por causa do digital: consumidor, concorrentes, novos governos, ritmo de inovação demonstram que nada está como antes.

Detalho tal cenário no livro que lancei este ano, "Administração 3.0".

Não estamos, assim, precisando fazer Transformação para o digital, mas mudanças por causa do digital - uma diferença gritante de diagnóstico e tratamento.

Todo o pensamento e prática dos profissionais de Inteligência Competitiva que temos até o momento foi formatada para um futuro incremental.

Podemos dizer, portanto, que as organizações de maneira formal ou informal desenvolveram modelo de Inteligência Competitiva para Tempos Incrementais.

Num ambiente incremental de mudanças é possível praticar um método muito mais pragmático, pois as mentalidades já estão formadas nas "regras do jogo" e tudo que se faz são pequenos ajustes.

Assim, o fator intuitivo, emocional, da conversa, do faro são diferenciais importantes, pois é um método válido para se conseguir bons resultados.

Quando o futuro passa de conhecido para desconhecido, de incremental para disruptivo, de tradicional para inusitado a Inteligência Competitiva Incremental de remédio passa a veneno.

É preciso, antes de voltar a intuição, emoção, conversa e faro perceber o que é preciso alterar mentalidades, formando nova dentro de novo paradigma filosófico-teórico.

É o que podemos chamar de Inteligência Competitiva para Tempos de Transformação.

Há necessidade de sair dos conceitos mais superficiais e mais marqueteiros para outros mais científicos, pois é preciso trabalhar não mais com cenários concretos e palpáveis, mas mais abstratos.

O processo de Inteligência Competitiva, o profissional adequado para liderar projetos de Transformação Digital, passa a ser muito mais complexo.

Você está se preparando para isso?

Este é um dos tema, aliás, é um dos que tenho tratado no grupo "Transformadores Digitais", gratuito pelo Whatasapp, que te convido a fazer parte. Lá temos reunido a nata da TD no Brasil para upgrade de mentalidade fora do tradicional mimimi do mercado, através da leitura crítica (bem crítica aliás) da literatura best seller do mercado.

Bora?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos