Cuidados ao comprar imóveis na planta

Cuidados ao comprar imóveis na planta

A compra do tão esperado imóvel próprio é uma conquista significativa, mas para que o sonho não se torne pesadelo é necessário ter cautela. Precaução redobrada para quem deseja fazer a compra de imóveis na planta! Afinal, existem muitos casos em que a construtora não cumpre perfeitamente a obrigação de entregar o imóvel no prazo e em perfeitas condições de habitabilidade.

Assim, listei alguns cuidados para minimizar o risco de incômodos nesta modalidade contemporânea de aquisição de imóvel.

Conheça a incorporadora e construtora responsável a fundo

Pesquise tudo sobre as empresas envolvidas no empreendimento para coletar o máximo de informações possíveis. Sites que reúnem reclamações de empresas como Reclame Aqui podem te ajudar nessa busca. A boa reputação de mercado é um dos quesitos determinantes para que a obra seja de fato entregue – e no prazo. Você pode consultar os moradores dos imóveis edificados pela construtora para saber se houve atrasos bem como se o edifício tem problemas estruturais como infiltrações e fissuras. Recomenda-se, também, a busca de informações parenta a Justiça e Procon.

Arquive toda a documentação relacionada

Documentos como memorial descritivo da obra e certidões negativas de débitos do incorporador são essenciais e você deve pedir ao corretor logo no primeiro contato. Afinal, segundo a Lei de Incorporações, as unidades somente podem ser negociadas com estes documentos. Arquive toda a comunicação feita com corretores, por e-mail, WhatsApp, além dos panfletos e outros materiais de divulgação.

Esses documentos poderão ser provas fundamentais em eventual discussão na justiça sobre compra de imóveis na planta.

Registre o negócio na matrícula do imóvel

Quando fechar negócio, exija a formalização de um instrumento de promessa de compra e venda, com a unidade descrita. Referido documento pode ser registrado na matrícula do imóvel, perante o cartório competente, impedindo a venda do mesmo imóvel para outra pessoa. Somente a partir deles a propriedade é transferida de fato, ou seja, depois do registro da escritura no cartório de registro de imóveis.

 Consulte sempre um advogado especialista em direito imobiliário, com ênfase na defesa do consumidor

Antes de fechar o negócio, contrate a assessoria de advogado especialista em direito imobiliário e direitos do consumidor. O profissional além de analisar o contrato, identificando possíveis cláusulas abusivas, pode explicar como funciona a atualização do saldo devedor, que ultimamente tem levado muitos compradores a desistir da compra. Ainda, o advogado avalia toda a documentação, de modo a trazer maior segurança para aquisição do bem.



 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos