Cuidar sem sofrer é preciso
Muito se fala sobre a longevidade, mas pouco se fala sobre o familiar que cuida.
Sem você saber, sem ninguém te dizer, chega um dia em que você tem que cuidar de uma mãe, uma avó, talvez das duas ao mesmo tempo. Você não sabia disso. Isso nem havia passado pela sua cabeça e você não se preparou para isso.
E o que isso importa?
Importa porque cuidar de um familiar que hoje vive muito significa que, em algum momento, alguém vai ter que cuidar dele. Na nossa cultura, esse alguém é filha, a mulher.
O duro disso tudo é que, geralmente, é no auge de sua carreira que isso acontece. Você está cheia de planos profissionais, muito trabalho e cheia de compromissos. Mal dá para você viver isso tudo e, ainda, na maioria das vezes, outras adaptações na sua vida estão acontecendo: menopausa, ninho vazio, novo relacionamento ou divórcio.
Não é fácil compreender o novo corpo, o ninho vazio e lidar com todos os papéis que você exerce na vida. É um momento, por si só, bem difícil.
Recomendados pelo LinkedIn
Soma-se a isso, o perceber de um declínio de um ente muito querido. Perceber que nossos heróis têm fim é duro. Sentimos a finitude na nossa frente e isso dói muito. Além disso, existe a necessidade de você cuidar dessa pessoa querida com todas as suas forças, no meio de todos os seus papéis. Você não se deu conta e ninguém te falou que isso iria acontecer. Afinal, isso também está acontecendo mais agora com a longevidade acontecendo. Ao mesmo tempo em que você vive um luto em vida, você tem que saber lidar com toda essa situação que representa um grande sofrimento.
Ainda tem mais. Este momento implica em muitos gastos que, se o seu familiar não dispuser de uma reserva financeira, isso pode recair em você. E você, você tem reserva financeira para dar conta de todos os gastos?
Cuidadores ou lares de idosos representam um montante na faixa de 8 a 35 mil mensais no Rio de Janeiro. Você tem noção disso? E aqui nem computamos o valor do plano de saúde, dos remédios e muito mais.
Falar de esticar a vida tem um lado maravilhoso sim, mas sem políticas públicas, sem uma transformação do contexto social, sem uma Educação para o Envelhecimento, sinto dizer que existem dimensões bem difíceis a serem encaradas.
É fundamental ter profissionais para ajudar você a passar por tudo isso - seja para cuidar de seu familiar, como para te ajudar, antes de tudo, a cuidar de você!!
Se você está passando por isso, aqui na Acalme talvez possamos lhe ajudar nesse momento. Entre em contato - (21) 982835952.
Líder educador▪︎Letrólogo ▪︎ MBA em Gestão de Pessoas▪︎ Espec. em Gestão Escolar e Coord. Pedagógica ▪︎ Professor por 40 anos - aposentado ▪︎ Escritor e palestrante ▪︎Autista e pai atípico ▪︎ Cristão
1 aSou cuidado por dois.