Cultura: A Bússola Que Nos Guia

Cultura: A Bússola Que Nos Guia

Você conhece a cultura da sua empresa?

Quando cheguei na Joox, o primeiro desafio que me deram, foi finalizar o projeto de cultura.

Confesso que há alguns anos atrás eu também já subestimei a importância da cultura nas empresas, via muita hipocrisia em alguns lugares quando comparava a cultura com a conduta, e por isso, não tinha muito apreço pelo tema.

Depois de pesquisar muito sobre como as empresas constroem sua cultura, mergulhei no projeto da Joox e entendi o tamanho da sua importância.

A Joox é uma Startup de tecnologia que promete revolucionar a indústria 4.0. Em nosso processo de branding (em andamento), esbarramos com profundas questões.

  • O que a Joox acha que é?
  • Como os colaboradores vêem a Joox?
  • Qual a nossa estrela guia?
  • Quais são nossos valores, nossas regras?
  • Qual o nosso DNA?

Questões que só um processo de autoconhecimento responderia. Autoconhecimento que reflete a Cultura Joox.

Brian Chesky, CEO do Airbnb demorou 6 meses em um processo seletivo que entrevistou centenas de pessoas para contratar seu primeiro funcionário. Tudo porque ele estava procurando alguém que tivesse um fit perfeito com a cultura da empresa. Chesky disse que teve esse cuidado pois aquele empregado seria responsável por recrutar os próximos 10 colaboradores que contratariam mais 100 pessoas e assim por diante. Se o primeiro entendesse os valores da cultura da empresa, ele iria contratar os outros 10 que também teriam esse fit. Montando assim um time que entende e defende a cultura da empresa.   

Esse case do Airbnb ilustra como as empresas estão se importando em manter seu comportamento alinhado com sua cultura. É claro que existem muitos exemplos de empresas que pregam uma coisa e fazem outra, mas também existem diversos exemplos positivos: Airbnb, Zappos, Pixar… todas empresas de sucesso que tem uma cultura forte como bússola.

Alfred Lin, CEO da Zappos em uma palestra sobre startups, listou a importância de uma cultura forte para as empresas:

  • Dá ao time princípios a serem seguidos;
  • Alinha as pessoas aos valores que importam para empresa;
  • Promove estabilidade da empresa;
  • Promove confiança entre os colaboradores;
  • Gera uma lista de coisas a fazer e coisas que não se deve fazer;
  • Permite a empresa reter os talentos certos. Se a empresa tem core values fortes, ela sabe quem precisa manter, e quem não.

Na Joox, decidimos construir a cultura de forma coletiva.

Entrevistamos a direção e todos os colaboradores. Queríamos conhecer os indivíduos, saber como pensam, porque trabalham, como enxergam a vida, conhecer suas motivações e medos. Só assim, seria possível criar a real cultura Joox.

Dessas entrevistas nascerem 12 cores values que norteiam a Joox. São como mandamentos, que se seguidos, irão garantir um ambiente saudável e propício ao sucesso.

(um dos nossos core values)

Com a cultura fechada, era hora de apresentar o resultado ao time. Modéstia a parte, mandamos muito bem nessa apresentação.

A Arena do Atlético Paranaense, tem excelentes espaços para receber eventos corporativos. A equipe deles foi sensacional e nos ofereceu um suporte incrível.

Foi uma excelente oportunidade para usar a metáfora de time, e foi exatamente o que fizemos.

Nossa primeira dinâmica, foi no vestiário do estádio, mas precisamente na parte onde é feita a preleção.

Depois da primeira dinâmica, os colaboradores era encaminhados para os armários do vestiário, onde preparamos uma surpresa.

Transformamos nossos core values em camisas, assim os colaboradores literalmente vestiram a cultura Joox. Nós preparamos o nosso time, colocamos os uniformes e fomos para o “jogo”.

A segunda dinâmica foi a apresentação da cultura em si. Com uma reação positiva e um senso de pertencimento, todos saíram do exercício com a sensação de estarmos caminhando juntos e na mesma direção.


O projeto de construção da cultura foi concluído.

Hoje a Joox tem uma bússola, que todos podem consultar para saber se estão na direção certa.

Os processos seletivos também levarão em conta o perfil do candidato, buscando sempre pessoas que se encaixam na cultura Joox.

Agora sabemos quem somos, e aonde queremos chegar.

E você, sua empresa tem uma cultura definida? Ela segue essa cultura?

Já pensou em implementar algo parecido?

Amigo mandou bem... Sucesso ai

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos