Cultura corporativa: o elemento-chave para a transformação digital
Atualmente, cada vez mais empresas buscam se transformar digitalmente. Seja para proporcionar uma melhor experiência aos clientes e funcionários, reduzir custos ou ampliar a capacidade inovadora, esse tema é uma constante no universo corporativo. Entretanto, é comum que os projetos fiquem parados ou sejam reduzidos, muitas vezes, com orçamentos e prazos atrasados. Mas por que isso ocorre, se esse é um tema prioritário nas agendas executivas?
Quando falamos sobre o tema transformação digital, as empresas tendem a pensar em aplicações de tecnologia e grandes implantações. E, quando olham sob essa perspectiva, sentem-se prontas para essa jornada. Porém, todo esse processo está muito mais ligado às pessoas que às máquinas. E, infelizmente, é raro as empresas questionarem se sua cultura corporativa está preparada para se transformar, o que pode resultar em uma forte ‘decepção digital’.
Então, uma das primeiras tarefas que os executivos devem considerar é entender quais aspectos da cultura corporativa necessitarão de mudança, especialmente em relação à colaboração e ao compartilhamento de informações. Por isso, é necessário mapear algumas outras necessidades, como permitir aos funcionários se sentirem capacitados a fazer a diferença na empresa ou garantir a agilidade no processo de decisão, que deve fluir livremente sem sobrecarga de burocracia.
Além disso, a liderança organizacional deve reiterar frequentemente as mensagens-chave e os executivos de toda a empresa precisam de mecanismos pelos quais possam trabalhar juntos a fim de conduzir e direcionar mudanças. E todo desempenho precisa ser avaliado.
O lado bom de tudo isso é que as fases iniciais da transformação digital - avaliações, planejamento, pilotos e PoCs - podem ser implementadas simultaneamente com programas de mudança cultural. Um dando suporte ao outro. Dessa forma, cria-se um circulo virtuoso: os primeiros sucessos com a transformação digital encorajam as mudanças culturais, enquanto cada passo no ambito cultural facilita a transformação digital. E esse é um caminho que traz enormes benefícios para as empresas prosperarem em nosso mercado.
Quando as empresas conseguem promover esta mudança cultural, mesmo que através de uma árdua jornada, um efeito colateral comumente observado, ao final, é de aumento do engajamento e produtividade daqueles que compraram o desafio, com grandes resultados produzidos de maneira individual e coletiva.