Cultura Da Sustentabilidade & Alto Desempenho Empresas Pioneiras Sempre Dá Certo Fazer O Certo
(Resumo do meu sétimo livro – Amazon ASIN: B0D4LKH8HP)
A Tecnologia e a “Estupidez Humana* (ganância, poder, orgulho etc.) estão transformando este “Admirável Mundo Novo... Num Pequeno Planeta em algo muito volátil, líquido; expondo a humanidade a grandes desafios (risco, consumo exagerado, solidão, comunicação etc.), e fazendo surgir um MUNDO BANI (frágil, ansioso, complexo/não linear e incompreensível), onde tudo se liga a tudo, simultaneamente. Mudanças repentinas estão se tornando corriqueiras e normais... e deixaram de ser gradual, estão se tornando exponencialmente abruptas... complexas!
NOTA* Desde a Era Agrícola, quando o ser humano colocou na “cabeça” que LUXO É NECESSIDADE, criando e fortalecendo a filosofia do TER, em detrimento da filosofia do SER, e vem consolidando a ESTUPIDEZ HUMANA.
A fragilidade da sociedade é tão crítica, que Stephen Hawking repetiu, diversas vezes nas suas últimas palestras, que a Estupidez Humana irá destruir a Civilização! Neste cenário, a preocupação do pensador, Ervin Lazlo, faz todo sentido:
DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.
“Mais cedo ou mais tarde, a globalização abre espaço para novas condições: ou um mundo globalizado estável, ou a crise e colapso. O fator crucial é a CONSCIÊNCIA DAS PESSOAS (ÉTICA), a maneira pela qual uma massa crítica interioriza as novas condições globais de vida em seus pensamentos, em seus valores e em seus comportamentos”.
Se fizermos a escolha certa, poderemos viver num mundo globalizado estável, através da construção da CULTURA DA SUSTENTABILIDADE & ALTO DESEMPENHO, baseada no conceito pragmático de sustentabilidade*, que está alinhado com a definição de Desenvolvimento Sustentável* da ONU:
NOTA*: “Desenvolvimento que reponde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de resposta das gerações futuras às suas próprias necessidades.”
“Fazer Certo *EXCELÊNCIA), da Maneira Certa (EFICIÊNCIA), pelos Motivos Certos (ÉTICA).
(O Alto Desempenho é o coração da Sustentabilidade)
Precisamos, também, da inovação do “SER HUMANO”, através de esforços para mudanças/fortalecimento dos nossos Modelos Mentais fundamentais:
NOTA* Quando você tem pessoas disciplinadas, não precisa de hierarquia. Quando você tem pensamento disciplinado, não precisa de burocracia. Quando você tem ação disciplinada, não precisa de controle e autoridade excessivos.
Se formos eficazes neste esforço, fortaleceremos a ÉTICA e mitigaremos os efeitos da Estupidez Humano, consolidando um mundo mais sustentável. Felizmente, grandes empresas já iniciaram este árduo trabalho, alguns no século XIX. Estudando o valioso trabalho feito pelos professores Jim Collins e Jerry I. Porras, apresentado no livro FEITAS PARA DURAR, a maioria delas são, sem dúvida alguma, as pioneiras na construção da CULTURA DA SUSTENTABILIDADE & ALTO DESEMPENHO, baseadas na filosofia do “E”: PRESERVAR A ESSÊNCIA & FOMENTAR O PROGRESSO.
Recomendados pelo LinkedIn
É nesta filosofia que as empresas FEITAS PARA DURAR constroem a CULTURA DA SUSTENTABILIDADE E ALTO DESEMPENHO, alinhados com os 3 “E’s” (EXCELÊNCIA, EFICIÊNCIA e ÉTICA):
Mostrando, definitivamente, que são as pioneiras na construção da CULTURA DA SUSTENTABILIDADE E ALTO DESEMPENHO, buscando sempre as mentalidades do CAPITALISMO PARA STAKEHOLDERS, JOGOS INFINITOS, MELHORIA CONTÍNUA e DISCIPLINA!
E, paradoxalmente, contrariando a imagem que muitos têm, são empresas muito vencedoras:
E o mais interessante, no estudo, os autores constataram que se tivéssemos investido, em 10/ 01/ 1926, US $ 1 em um fundo de ações do mercado geral, ou em um fundo formado pelas empresas de comparação, ou em um fundo das empresas visionárias, se reinvestisse todos os dividendos e ajustasse os valores com base na época em que as ações ficaram disponíveis na Bolsa de Valores (consideramos empresas com índices do mercado geral até entrarem no mercado):
Seguindo a tática de Santo Agostinho*, ressalto estas últimas informação.
NOTA* Para converter pessoas ao cristianismo, Santo Agostinho se utilizava de uma famosa frase: “Se o ganancioso soubesse como é bom ser uma boa pessoa, seria uma boa pessoa só por ganância!”. Frase muito bem replicada, com muita criatividade, pela cultura popular brasileira: “Malandro que é malandro, se soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem!” Tomo a liberdade para plagiar: “Se os Gerson’s da vida soubessem como é bom ser SUSTENTÁVEL, seriam SUSTENTÁVEIS somente para levar vantagem em tudo, certo? (lembram da propaganda dos cigarros Vila Rica?).
SEMPRE DÁ CERTO FAZER O CERTO!
_
Por Nelson Kawakami
Eng. Naval pela Escola Politécnica – USP, pós-graduado/especialização/CEAG em finanças e engenharia pela FGV/EPUSP. Atuou como Presidente, Diretor e Executivo em grandes empresas nacionais e internacionais (METRÔ, ABN AMRO Banco Real, Banco Itaú, ITAUSA - ITAUPLAN, Rhodia) e como consultor no Governo do Estado de São Paulo (Assuntos Estratégicos). Ex. CEO do GBC (Green Building Council Brasil), trabalhou 10 anos desenvolvendo projetos de eficiência energética (Pioneiro em Cogeração), fontes alternativa de energia, uso racional de água e tratamento de resíduos. Pioneiro em Certificação LEED e ISO 14.001 para edifícios. Professor e Consultor nas áreas de Sustentabilidade (ESG), Liderança, Equipes de Alto Desempenho e Planejamento Estratégico. Autor dos livros: “Sustentabilidade Corporativa, Cultura da Sustentabilidade e Alto Desempenho , Liderança - Sustentabilidade e Alto Desempenho, Equipe – Sustentabilidade e Alto Desempenho e Pessoas Certas
CEO/Diretor Executivo, Autor, Consultor e Palestrante (Cultura da Sustentabilidade/Planejamento Estratégico/Liderança e Equipes de Alto Desempnho.
1 mAgradeço ao GBC pela postagem! Abcs PS: O texto de introdução está muito bom! Parabéns