Cultura de aprendizagem: o que é e quais os passos para o seu desenvolvimento?
Freepik

Cultura de aprendizagem: o que é e quais os passos para o seu desenvolvimento?

"Devemos aprender durante toda a vida", dizia Platão. O pressuposto resume de modo simples e objetivo o valor de nos mantermos em constante processo de abertura para novos conhecimentos: ou não é a vida um eterno aprendizado, como diz o ditado popular? 

Naturalmente, essa lógica também se aplica dentro do mercado. Hoje, vivemos em um cenário de grandes transformações, repleto de inovações e novas tecnologias, as quais colocam o mundo em constante mudança. Nesse contexto, tornou-se essencial que as organizações discutam sobre e estabeleçam processos robustos de aprendizagem para seus colaboradores, tanto em nível técnico quanto comportamental. 

E, se observarmos algumas características desse mercado – sobretudo o brasileiro –, centralizar as atenções em uma cultura de aprendizagem pode ser não só um aspecto de diferenciação das empresas, mas também de sobrevivência. 

Benefícios da cultura de aprendizagem

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, 71% dos líderes C-Level apontam a escassez de mão de obra qualificada como um dos maiores desafios em âmbito global. No Brasil, que está entre os países que mais sofre com a carência de talentos especializados, esse índice atingiu 81% em 2022, superior em dez pontos percentuais em comparação com o registrado no ano anterior. 

A partir dessa perspectiva, para que as empresas possam preencher essa lacuna, treinar e desenvolver equipes e colaboradores já contratados pode ser a solução – tanto para continuar competitiva quanto para manter seus funcionários satisfeitos e, portanto, menos propensos ao turnover. 

Dentro desse contexto, é válido frisar que o Brasil é o país que apresentou maior alta na taxa de rotatividade (56%) em relação ao período pré-pandêmico. Por sua vez, a oferta de oportunidades de crescimento profissional e humano, é um dos caminhos para fidelizar colaboradores. 

Dessa forma, construir e implantar uma cultura que estimule a aprendizagem contínua de funcionários pode e deve ser uma ação que visa também a satisfação daqueles que são os elos fundamentais para o crescimento de qualquer negócio: as pessoas.

Além de ações pontuais

A cultura de aprendizagem nas empresas, como o próprio nome sugere, deve acontecer de forma estrutural, e não apenas por meio de ações meramente pontuais. Ou seja, não se trata de uma simples implantação de novos métodos e processos, mas de uma mudança cultural de longo prazo.

Antes de mais nada, é essencial que as organizações fomentem a criação de ambientes de trabalho colaborativos, de modo que equipes e colaboradores possam compartilhar experiências, conhecimentos e práticas, seja por meio de grupos de estudo, fóruns de discussão ou novas plataformas que já existem com esse propósito no mercado. 

Ato contínuo, nesse cenário, ganha enorme importância a utilização de recursos tecnológicos que deem suporte a projetos robustos de aprendizagem e desenvolvimento corporativo. 

As empresas devem estabelecer, também, rotinas que permitam uma atenção personalizada a cada um de seus colaboradores, os quais, naturalmente, possuem interesses e aspirações diferentes entre si. O respeito à individualidade de cada um é fundamental para que os profissionais possam se engajar nos métodos de treinamento.

Além de outras questões, para que funcione de forma consistente, é primordial que as organizações acompanhem de perto as etapas de desenvolvimento de seus times, para que possam, assim, reconhecer e recompensar os esforços realizados e, mais do que isso, compreender o que deu certo e o que precisa ser aprimorado.

Conforme apontado no início desse artigo, o mercado de trabalho vive, hoje, um cenário de intensas transformações, que demanda, como é de se esperar, que as empresas se adequem de forma contínua a essas mudanças – e urgentemente. E isso também para as lideranças: quem não está disposto a evoluir, tende a se estagnar no mercado. 

Afinal, como dizia o ex-piloto de Fórmula 1, Mario Andretti, se tudo parece sob controle, você simplesmente não está indo rápido o suficiente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos