A cultura do empresário "Faz Tudo" pode te levar ao fracasso
E eu já começo esse post afirmando que veio de uma autocrítica necessária, uma experiência vivida na pele e que me fez enxergar a necessidade de mudança.
É comum ouvir por aí que “o olho do dono é que engorda o boi”, um ditado popular que é propagado de geração em geração e inclusive utilizado como referência de qualidade. Quando não se ouve que "quem quer bem feito, faz ele mesmo". Frases clichês enraizadas de centralização, poderio, síndrome de chefia e subordinação. Não acha?!
Em pleno 2021 se torna tão old school essa ideia de liderança centralizadora, que não dá credibilidade para que os demais membros da equipe se desenvolvam. Não existe glamour em bater no peito e dizer que sem você sua empresa não anda; existem vários sinais de alerta em 🚨tom vermelho🚨querendo te indicar que precisa mudar❗❕.
Empresas são feitas de ideias executadas por pessoas, o líder eficaz tem consciência sobre o tempo e sabe que não se pode fazer 35 horas em um dia. Sabe que uma administração adequada conta com priorização de atividades e gestão adequada do tempo, da equipe e, sobre tudo, que ⚠️ NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL ⚠️.
O empresário onipresente não cresce, ele não terá tempo de aproveitar as oportunidades. Estará sempre sem tempo, carrega o jargão de que trabalha que só burro de carga, mas não consegue realizar todas as suas tarefas, mesmo que seu dia tivesse mais de 24 horas. O empreendedor propenso ao sucesso consegue enxergar que precisa se cercar de pessoas capazes e não precisa estar em todos lugares ao mesmo tempo, sabe que delegar é a chave para não se ocupar de miudezas.
Quando você pára de querer ser um centralizador e passa a ter uma equipe consistente, as possibilidades aumentam gradativamente. Você começa a ver estrategicamente o que não conseguia enxergar de maneira clara e a gestão do seu negócio para de ser temporizada e passa a ser movida a resultados. Então, ter mais de uma empresa não se torna um fardo e sim um desafiador estímulo de organização cultural, pessoal e operacional. Não seja um "faz tudo", abra mão da cultura de chefia e dê uma chance para refletir sobre o que disse Simon Sinek: "Se você tiver a oportunidade de fazer coisas incríveis em sua vida, eu recomendo fortemente que você convide alguém para acompanhá-lo".
Eu costumo dizer que pessoas são quem fazem os negócios, agora complemento que mesmo com toda tecnologia, os indivíduos e suas expertises movem os avanços do mundo. Espero que a partir de hoje você se dê uma chance de aprender e fazer diferente, mas sempre adequando à sua realidade. Seu tempo é valioso, lembre-se! 🙌🏻😘
.
.
.
#Empreendedorismo #EmpreendedorismoFeminino #GestãoDeRH #GestãoDePessoas #TeamWork #Equipe #Cultura #Fracasso #Sucesso