A cultura dos pêndulos: Agilidade x Controle
É intrigante observar um cenário em que as empresas buscam pelo equilíbrio entre a centralização e a descentralização de suas operações de TI. Por um lado, a centralização é almejada para alcançar um maior controle e previsibilidade nas operações, enquanto, por outro lado, a descentralização é vista como um meio de conquistar agilidade e de realizar entregas mais frequentes.
No entanto, um padrão interessante emerge nesse pêndulo. Quando uma organização centraliza suas operações de TI, as fraquezas desse modelo começam a se tornar evidentes, levando a um movimento em direção à descentralização. Posteriormente, após a implementação de uma estrutura de TI descentralizada, as pessoas tendem a recordar as desvantagens e limitações desse modelo, o que por sua vez pode resultar em um retorno à centralização.
Esse constante pêndulo entre centralização e descentralização na TI reflete a busca incessante das empresas pelo equilíbrio ideal que atenda às suas necessidades em constante evolução.
Se pensarmos no hoje (pós-pandemia), veremos que as empresas foram obrigadas a repensar completamente a maneira como gerenciam seus recursos de tecnologia. Elas precisaram adaptar suas operações para funcionar em um contexto global, de forma distribuída e assíncrona, algo que não estavam totalmente preparadas para fazer.
Isso forçou uma nova perspectiva sobre entrega de software e acelerou as práticas de DevOps que facilitaram essa entrega.
Atualmente é economicamente insustentável pensar em manter tudo rigidamente controlado o tempo todo; afinal, não vivemos em uma utopia livre de incidentes. Se sua organização de Tecnologia impede qualquer alteração nos recursos da nuvem ou na infraestrutura como código (IaC) sem seguir estritamente o GitOps ou processos de gerenciamento de alterações via CI/CD, vou te dizer uma coisa:
Recomendados pelo LinkedIn
você está proporcionando um ambiente de trabalho onde os seus desenvolvedores vão estar frequentemente frustrados. Principalmente por não serem capazes de solucionar os problemas de forma ágil.
Ao mesmo tempo não podemos permitir que o ambiente de trabalho de um desenvolvedor se torne um "velho oeste selvagem", onde todos criam suas próprias soluções. Isso se torna difícil de gerenciar e pode causar problemas de segurança. Por isso, usar regras e automação para controlar as coisas se tornou importante.
Principalmente, com os custos da nuvem aumentando e os mercados de tecnologia instáveis, e com isto algumas empresas estão voltando a impor regras, em busca do controle, mesmo que isso irrite os desenvolvedores.
Isso nos faz pensar: como podemos dar liberdade aos desenvolvedores para usar a infraestrutura da forma deles, ao mesmo tempo em que seguimos regras importantes sobre segurança e custos?
Parte 2.......