Cultura para todos/as sem exceção
Destaques
2.ª edição do RFM Sem Olhar a Quem foi um sucesso
Foi nos dias 26 e 27 de setembro que o “RFM Sem Olhar a Quem” regressou ao Jardim do Campo Pequeno, numa iniciativa da RFM PORTUGAL , do Grupo Ageas Portugal e da Fundação Ageas , com apoio da Access Lab e da Câmara Municipal de Lisboa , que dá palco à inclusão cultural. Uma emissão especial de 28 horas contínuas numa das principais rádios do país.
Nem a chuva, que se fez sentir nas primeiras horas da manhã, demoveu a presença das mais de 3 mil pessoas que passaram pelo local. Fãs de vários artistas e associações tiveram a oportunidade de usufruir das condições de espetáculo oferecidas, como os coletes sensoriais (dedicados a Pessoas surdas - para vibrarem com a música) ou os abafadores de som (pensados para Pessoas neurodivergentes - em prol do seu conforto). O Diogo Piçarra e a Carolina de Deus também experimentaram!
Como não poderia deixar de ser, a tradução em Língua Gestual Portuguesa fez novamente parte (com a Hands Voice ), tendo-se verificado em 2023 que este foi um dos grandes pontos fortes da emissão e até que alguns artistas e agentes culturais ficaram mais atentos ao tema, passando a disponibilizar este recurso em concertos e em recintos de festivais.
Em 2024, reforçámos a necessidade de continuar a percorrer este caminho. Em conjunto, e com o mesmo objetivo, é mais fácil: tornar a Cultura acessível. Neste debate público, abordámos, por exemplo, a necessidade de haver Salas de Pausa, onde é possível descansar, em teatros ou salas de espetáculos com muito barulho ou luzes. Já tinham pensado nisso?
Apoiar a Cultura está no ADN do Grupo Ageas Portugal, e para nós o acesso à Cultura é um direito de todos/as. Participa no estudo que estamos a desenvolver sobre o tema aqui.
Vê ainda o vídeo de resumo e/ou algumas fotografias da ação.
Recomendados pelo LinkedIn
Sérgio Gladkyy vence 6.ª edição do Prémio Novos Talentos Ageas
No passado dia 5 de outubro, todos os caminhos foram dar à Sala Suggia, da Casa da Música , para premiar mais uma vez um músico emergente com potencial artístico nas áreas da criação, interpretação e desempenho em palco.
Entre os três finalistas deste ano, Mafalda Lemos (do Porto, na Guitarra Portuguesa), Sara Vaz (do Porto, no Piano) e Sérgio Gladkyy (de Faro, no Acordeão), foi o terceiro que conquistou o público presente, bem como o júri, e venceu a 6.ª edição do Prémio Novos Talentos Ageas, recebendo, além do reconhecimento, o valor de 5.000€ como incentivo à carreira.
O Sérgio nasceu na Ucrânia, iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Albufeira e atualmente frequenta o Mestrado em Interpretação na Universidade de Évora. Sabe mais sobre o mesmo aqui.
O Prémio Novos Talentos Ageas é o resultado de uma parceria entre o Grupo Ageas Portugal e a Fundação Casa da Música, que vem desde 2017. Distingue e incentiva o trabalho de jovens músicos até aos 35 anos, de nacionalidade portuguesa ou com residência em Portugal, de todos os géneros musicais.
Parabéns a todos/as os/as participantes!
Extras