Cultura para todos/as sem exceção

Cultura para todos/as sem exceção

Destaques

2.ª edição do RFM Sem Olhar a Quem foi um sucesso

Foi nos dias 26 e 27 de setembro que o “RFM Sem Olhar a Quem” regressou ao Jardim do Campo Pequeno, numa iniciativa da RFM PORTUGAL , do Grupo Ageas Portugal e da Fundação Ageas , com apoio da Access Lab e da Câmara Municipal de Lisboa , que dá palco à inclusão cultural. Uma emissão especial de 28 horas contínuas numa das principais rádios do país.

Nem a chuva, que se fez sentir nas primeiras horas da manhã, demoveu a presença das mais de 3 mil pessoas que passaram pelo local. Fãs de vários artistas e associações tiveram a oportunidade de usufruir das condições de espetáculo oferecidas, como os coletes sensoriais (dedicados a Pessoas surdas - para vibrarem com a música) ou os abafadores de som (pensados para Pessoas neurodivergentes - em prol do seu conforto). O Diogo Piçarra e a Carolina de Deus também experimentaram!

Como não poderia deixar de ser, a tradução em Língua Gestual Portuguesa fez novamente parte (com a Hands Voice ), tendo-se verificado em 2023 que este foi um dos grandes pontos fortes da emissão e até que alguns artistas e agentes culturais ficaram mais atentos ao tema, passando a disponibilizar este recurso em concertos e em recintos de festivais.

Em 2024, reforçámos a necessidade de continuar a percorrer este caminho. Em conjunto, e com o mesmo objetivo, é mais fácil: tornar a Cultura acessível. Neste debate público, abordámos, por exemplo, a necessidade de haver Salas de Pausa, onde é possível descansar, em teatros ou salas de espetáculos com muito barulho ou luzes. Já tinham pensado nisso?

Apoiar a Cultura está no ADN do Grupo Ageas Portugal, e para nós o acesso à Cultura é um direito de todos/as. Participa no estudo que estamos a desenvolver sobre o tema aqui.

Vê ainda o vídeo de resumo e/ou algumas fotografias da ação.

Sérgio Gladkyy vence 6.ª edição do Prémio Novos Talentos Ageas

No passado dia 5 de outubro, todos os caminhos foram dar à Sala Suggia, da Casa da Música , para premiar mais uma vez um músico emergente com potencial artístico nas áreas da criação, interpretação e desempenho em palco.

Entre os três finalistas deste ano, Mafalda Lemos (do Porto, na Guitarra Portuguesa), Sara Vaz (do Porto, no Piano) e Sérgio Gladkyy (de Faro, no Acordeão), foi o terceiro que conquistou o público presente, bem como o júri, e venceu a 6.ª edição do Prémio Novos Talentos Ageas, recebendo, além do reconhecimento, o valor de 5.000€ como incentivo à carreira.

O Sérgio nasceu na Ucrânia, iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Albufeira e atualmente frequenta o Mestrado em Interpretação na Universidade de Évora. Sabe mais sobre o mesmo aqui.

O Prémio Novos Talentos Ageas é o resultado de uma parceria entre o Grupo Ageas Portugal e a Fundação Casa da Música, que vem desde 2017. Distingue e incentiva o trabalho de jovens músicos até aos 35 anos, de nacionalidade portuguesa ou com residência em Portugal, de todos os géneros musicais.

Parabéns a todos/as os/as participantes!

Extras

  • Evan Waks é o novo CFO do Grupo Ageas Portugal, sabias? Assumiu funções em setembro, no seu novo desafio, mas está connosco há muitos anos, tendo já tido cargos de liderança noutros países com forte presença da Ageas. Mais informação aqui.
  • Apoiamos a Campanha de Rastreios do Cancro Colorretal lançada pela MovSaúde - Associação pela Prevenção da Doença Oncológica . Este cancro é dos mais curáveis, se detetado precocemente. Caso contrário, é também dos mais mortais. Se tens +45 anos aproveita porque é nacional e grátis, até 30 de novembro. Detalhes no website do Parceiro.
  • Procuras ou sabes de alguém que procura uma oportunidade de emprego? Temos algumas vagas abertas. Procuramos Pessoas dedicadas, com espírito de iniciativa e proatividade, com capacidade de trabalhar em equipa. Espreita!
  • Preparámos um resumo da nossa presença na #CidadeDoZero no mês passado. Foi um evento recheado de momentos que impulsionam mudanças significativas e positivas. Investe um minuto a ver aqui.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Grupo Ageas Portugal

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos