CURIOSIDADES METALIZADAS: A METALIZAÇÃO REALMENTE FUNCIONA?

CURIOSIDADES METALIZADAS: A METALIZAÇÃO REALMENTE FUNCIONA?

    Sim, os Processos de Metalização por Aspersão Térmica funcionam e muito bem, pois se transformaram na melhor das respostas que um revestimento pode fornecer a diversos tipos de problemas técnicos envolvendo corrosão, desgaste, recuperação dimensional, isolamento térmico ou elétrico, condutibilidade elétrica, condutividade térmica, moldabilidade, antiaderência, antifricção, refletividade, biocompatibilidade, decoração, etc.

      A aplicação do revestimento pode ser otimizada em função do processo utilizado, uma vez que está diretamente ligado às características da camada e do material, equipamento, velocidades, temperaturas, condição superficial, custos, produtividade, insumos, instalações, tipo de utilização da superfície revestida, condições de operação desta superfície, etc.

      Como todo o processo técnico, há de se respeitar critérios e normas de aplicação para que se obtenha os resultados desejados.

      Envolvido há mais de 30 anos com os Processos de Metalização por Aspersão Térmica, e atualmente atuando como Consultor Técnico, Treinador e Professor de Metalização, notamos que obedecidos os critérios de aplicação, esta é uma das melhores e mais completas soluções envolvendo revestimentos que se dispõe no mercado.

      Pontes metálicas ou de concreto; comportas, turbinas, eixos, estruturas, mancais em usinas hidrelétricas, plataformas offshore e refinarias de petróleo; cilindros, eixos e mancais na indústria de papel e celulose; rolos, roletes, bobinas, eixos, mancais e cilindros nas siderúrgicas; carcaças, eixos, tampas, esferas, anéis, placas em válvulas e compressores; placas de coletores solares; pistões, embreagens, tubos coletores, escapamentos na indústria automobilística; etc., etc., etc., são uma pequena amostra do universo de possibilidades de soluções oferecido pelos Processos de Metalização por Aspersão Térmica.

      Embora no Brasil a maior utilização e sucesso dos Processos de Metalização por Aspersão Térmica seja em relação à manutenção corretiva, também na manutenção preditiva e preventiva faz bastante sucesso.

          Se você usuário das áreas de engenharia, projetos, materiais, desenvolvimento, novos produtos, produção, manutenção e outras, ainda tem dúvidas sobre os Processos de Metalização por Aspersão Térmica, visite o nosso site: www.metalizacao.eng.br ou entre em contato através do e-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br

 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiz Claudio de Oliveira Couto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos