Currículo RPP: você já ouviu falar?

Você tem um currículo atualizado? Sim? Então de uma olhada nele. Com qual figura acima ele parece? Um estoque de formações e experiências ou um conjunto de processos que dão resultado? É uma lista dos recursos que você possui para oferecer a empresa ou é uma proposta de como poderá ajudar a empresa que quiser te contratar?

Confesso que a primeira vez que fiz este exercício, fiquei chocado. Meu currículo era um estoque de formações, cursos e experiências que tinham por objetivo mostrar meus recursos. Mas, não mostrava os processos que conhecia que poderiam ajudar as empresas que me contratarem. Além disto, não estavam claros como eu priorizava a utilização destes recursos, mostrando quais eram os meus valores e como estes poderiam estar alinhados aos da empresa. Enfim, o currículo era mais pró-forma do que efetivo.

Depois dessa triste constatação, continuei intrigado. Será que meu currículo era assim tão complicado ao mostrar quem eu era? E, comecei a pensar. Quantas vezes eu fui contratado pela pura análise de currículo: 0. Quantas vezes fui contratado por meio de networking? Algumas. E por que será? Porque meu diferencial competitivo estava na maneira como eu utilizava os recursos para ter resultado e, só quem me conhecia e havia trabalhado comigo, conhecia a ponto de me achar necessário e útil para determinadas posições.

Meu conhecidos sabia quais eram meus recursos (o que eu utilizaria no trabalho), meus processos (como eu utilizaria estes recursos) e minhas prioridades (o porquê eu faria daquela maneira). Para ilustrar este conceito, ouça esta história:

Imagine uma criança que desenvolve um aplicativo para iPad. Se um filho possui um computador no qual ele possa desenvolver um sistema e tenha conhecimento sobre como programar um aplicativo para iPad, ele possui os recursos necessários. O modo como ele reúne esses recursos para criar algo original, alo que ele não foi explicitamente ensinado a fazer, para aprender à medida que prossegue - este são seus processos. E o desejo que tem em passar seu precioso tempo livre criando um aplicativo, o problema, com o qual ele se importa o suficiente para criar algo único, ou o fato de que ele se preocupa em impressionar os amigos, são as prioridades que o conduzem.

Olhando para nós, podemos pensar a mesma coisa. Supondo que tenhamos feito um curso de Green Belt, recurso. E, tenhamos melhorado o faturamento, pois aprendemos a ajustar o processo conforme fomos coletando os dados, entendendo os processos e a aprendendo a como alcançar o desempenho desejado, estes são ps processos que aplicamos no trabalho. E, por último, o desejo de passar seu tempo livre precioso, estudando processos de faturamento e os dados até que consiga alcançar o resultado, a resiliência que tenha para convencer os demais a deixá-lo testar suas propostas de mudança e a crença na negociação com todos os envolvidos, para mostrar os resultados positivos que ele enxerga. Estudo é prioridade, convencimento e negociação. Desta forma, conseguimos analisar os recursos, processos e prioridades que este Green Belt possui.

Por fim, gostaria de pedir que olhasse para o seu currículo tentasse enxergar quais são os recursos, os processos e a suas prioridades. Esta, é a maneira mais eficiente de alguém enxergar como você, pode se encaixar no modelo de negócio dele. Recursos somente, acabam por tornar-se commodities e, grandes habilidades pessoais acabam por não serem levadas em conta quando um currículo é analisado. Faça um CV diferente e tente mandá-lo para as empresas que deseja trabalhar. Acho que o resultado vai mudar, pois fazer sempre a mesma coisas (mesmo padrão de CV com recursos, mesmos sites, etc) e esperar resultados diferentes, é insanidade.

Grande abraço,

Virgilio


Carlos Porciúncula

Logística|Supply Chain|GR|Segurança|Excelência|Analista|Tecnologia|HTML|CSS

8 a

Obrigado por nós fornecer esta leitura e insight para à melhoria contínua e análise em nossos CV. Grato, Virgilio.

Telma O. Pitta

Arquiteta no poder público. Colaborando para a construção de uma Florianópolis mais justa, humana e sustentável.

8 a

Muito bom! Abriu meu olhos para uma nova forma de me apresentar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos