CURRICULUM VITAE EM INGLÊS
O Brasil já se globalizou: as empresas do nosso país vêm comercializando internacionalmente, comprando ou exportando produtos e serviços. No entanto, a maior parte da nossa força de trabalho não fala inglês.
Este idioma é a uma língua comercial usada no mundo todo, inclusive nos países orientais. É usada para praticamente todas as negociações e transações.
Assim, é importante que o profissional brasileiro fale inglês: tanto o executivo como o operador de máquina, o mecânico de manutenção.
Muitas máquinas e equipamentos são importados e o treinamento para seu uso é feito por técnicos dos países de origem que não falam português, mas falam inglês. Assim, para entendê-los, absorver tecnologia, temos que conhecer o idioma usado por eles. Ou, ficaremos na dependência de um terceiro, prolongando o prazo de aprendizado de como operar o equipamento.
E se a máquina tiver um problema e este operador precisar ligar para o Exterior para buscar uma solução? Pior ainda!
Vamos falar agora de mercado de trabalho.
Embora eu não tenha uma vaga específica, algumas vezes recebo CVs em inglês.
O CV em inglês só deve ser enviado se esta solicitação for explicitada no anúncio ou se o citado anúncio estiver escrito neste idioma.
Caso não seja esta a situação, você corre o risco de quem o receber, por não conhecer a língua, o deletar.
Nas redes sociais há grupos aqui do Brasil e internacionais. Só coloque seu CV ou seus dados em inglês nos grupos internacionais.
Nos locais, seu CV em outra língua pode ficar sofisticado, mas, provavelmente, a grande maioria dos membros do seu grupo não vão conseguir entender.
Cuidado ao vender a sua imagem! Use o inglês na hora certa.
Julio Pugliesi
head hinter& coach