Custo Meta
Target Costing em inglês, Genka Kikaku em japonês, custeio alvo ou custo meta foi criado pelos japoneses nos anos 60 e implementado pela Toyota, baseada na ideia norte americana de Engenharia de Valor, esta ideia foi transformada em um sistema para reduzir custo e planejar o lucro.
Em 1998, tive a oportunidade de trabalhar na Moto Honda da Amazõnia e participar da formação do preço de venda de um produto inovador.
A Moto Biz, moto de 100 cilindradas, cujo sucesso de vendas se deu, em virtude do baixo consumo de combustível e ao investimento em massa no slogan Moto Biz com tudo ela combina, só não combina com posto de gasolina.
Ao utilizar este conceito, na época, tive a grata oportunidade de trabalhar com o conceito de formação de preço de trás para frente, ou seja, o objetivo era realmente lançar um produto que seria um produto de consumo de massa, com baixo custo, e a engenharia de produção deveria se adaptar para lançar uma moto onde havia um porta capacete em baixo do banco.
Interessante foi verificar a área de desenvolvimento de peças e componentes tendo que se adaptar à formação de custo da motocicleta, ou seja, o custo estava determinado, pois o lucro também já estava determinado, faltava então o departamento de produção trabalhar de tal forma a desenvolver o produto com a qualidade da Honda e com o custo que foi proposto. Desde o desenvolvimento de peças e componentes de baixo custo até a finalização do produto, a engenharia de produção teve um trabalho enorme em adequar qualidade, desenvolvimento de peças e custo determinado.