CUSTOS, DESPESAS, PREÇO E VALOR.
Entender a diferença entre esses termos é fundamental para desenvolver boas estratégias de redução de custos, especialmente quando se trata de sobreviver em períodos de baixa demanda. "É preciso levantar os custos de fabricação e as despesas da empresa para calcular o preço do produto, ou serviço, com maior precisão e ficar o mais próximo do seu valor". Essa frase faz sentido pra você? Se alguma parte ficou confusa, ou parecendo redundante, é porque alguma das definições não está bem clara para você. Vamos entender as definições:
- CUSTOS
São gastos envolvidos direta, ou indiretamente, na fabricação de bens ou realização de serviços. Aqui podemos citar algumas coisas como matéria prima, custos de mão de obra envolvida nos processos. Os custos podem ser classificados de diversas formas, o que pode facilitar na hora de elaborar uma estratégia de redução de custos. Por estarem ligados a produção de bens ou serviços, atuar na redução de custos é uma ótima maneira de aumentar os lucros, desde que trabalhado de forma correta.
- DESPESAS
São gastos relacionados à manutenção da empresa, ou seja, não tem relação com a produção de bens ou serviços. Aqui podemos citar os materiais de escritório, salários da administração, marketing. Quando se trata de estratégia de redução de custos, essas áreas "não produtivas" são as primeiras a ter corte de pessoal, afinal, não irá interferir na produção. Além disso, essas despesas geralmente são responsáveis por grandes desperdícios, mas com a atenção voltada a produção, esses desperdícios não são notados.
- PREÇO
É o valor monetário pago pelo cliente pelo bem ou serviço. Basicamente é formado pela soma dos custos com o lucro desejado, mais os impostos. Na hora de elaborar a estratégia de precificação, é necessário conhecer bem os custos e despesas da empresa, afinal, os resultados das suas vendas devem garantir o principio básico da sua empresa, ou seja, obter lucro.
- VALOR
Este é um dos 5 princípios da mentalidade enxuta, o Lean Thinking. Sabe aquela sensação de que o preço de um determinado bem ou serviço não é justo? Está muito caro ou muito barato em relação ao que realmente deveria valer? Esta é noção de valor. O valor é definido pelo cliente, ou pelo mercado, sendo assim, a necessidade gera o valor. Enxergar esse valor em relação ao produto oferecido é fundamental para manter-se no mercado. Assim, se o seu produto tem custos muito elevados, sua empresa possui grandes despesas, seu produto ou serviço está com um preço muito alto e você está perdendo vendas por isso, significa que seu preço está acima do valor real dele. Nesse caso, você pode melhorar o produto e elevar o seu valor, ou reduzir os custos para baixar seu preço.
Então, voltamos à frase: "É preciso levantar os custos de fabricação e as despesas da empresa para calcular o preço do produto, ou serviço, com maior precisão e ficar o mais próximo do seu valor". Faz sentido agora?
Então, como está sua estratégia de custos? E sua formação de preço? Qual o valor do seu produto?