Dá-lhe ócio criativo nestes corpos!
Fonte: Obviousmag.org

Dá-lhe ócio criativo nestes corpos!

Domenico de Masi, sociólogo e autor do livro Ócio Criativo

O Ócio Criativo é uma teoria do sociólogo Domenico de Masi, publicada no livro homônimo, que apresenta a ideia de que no momento de lazer podemos agregar valor para nós como indivíduos criadores, nos melhorando como profissionais, pois mesmo quando pensamos que estamos fazendo nada de relevante, estamos aprendendo, vivenciando e incorporando novas percepções de mundo em nossa vida e a criatividade que brota destes momentos de ócio, torna-se combustível para a evolução de toda a sociedade (que ideia, heim?...Esse é aquele momento que você coloca as mãos na cintura, estufa o peito, olha pelo horizonte e sente-se o salvador da humanidade com a sua ideia fenomenal). Aquele livro que você lê que te faz ver a vida de forma diferente, ou um filme que mostra o quanto você pode ser uma pessoa melhor, um colega de trabalho melhor, um chefe melhor. Tudo isso faz parte deste conceito quase poético de tão lindo que é.

Segundo de Masi,

“A plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo.”

A evolução deste conceito é tão grande, que o ambiente coorporativo já está abrindo espaço para este tipo de vivência, trazendo para seus colaboradores este conceito e ferramentas que tornam o ócio criativo um aliado para a evolução profissional. Como o historiador, Leandro Karnal, coloca que vivemos em um mundo de pessoas viciadas em trabalho, de Workaholic e Worklovers, que falta tempo para essa expansão do indivíduo, então este espaço onde a pessoa faz algo que estimula sua criatividade, faz um bem emocional enorme.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ultimamente ficamos como ratos, presos as rodinhas, girando, repetindo comportamentos no mercado de trabalho, montado por uma rotina pré-determinada. Por mais que seu trabalho não tenha uma rotina, ele já te colocou em vários vícios, hábitos que nem percebe, não sobrando espaço para criatividade. Poucas profissões, como a Publicidade, usa o ócio criativo como fonte de ideias. Eu por exemplo, já tive excelentes ideias dormindo, tomando banho, cozinhando, nunca em um brainstorming, sempre vinha depois, do nada, quando menos esperava, até jogando videogame.

Nós devemos abrir nossa mente, por que o mercado hoje, não exige apenas eficiência operacional, resultados, atingir metas. Ele valoriza ideias, novos meios para chegar aos objetivos, novas saídas para aumentar os números, e isso só se consegue através destes momentos, em que a inspiração pode vir de algo que está no fundo da sua mente, fruto de um livro que você leu a 2 meses atrás.

“O ócio é necessário à produção de idéias, e as idéias são necessárias ao desenvolvimento da sociedade. Do mesmo modo que dedicamos tanto tempo e tanta atenção para educar os jovens para trabalhar, precisamos dedicar as mesmas coisas e em igual medida para educá-los ao ócio”.

Ensina-los a não viver o ócio pelo ócio, mas sim, aquele ócio edificante, que vai enchendo sua mente com material para suas ideias terem de onde brotar.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nada nasce em solo rochoso, e uma mente sem material, sem conteúdo é como um solo rochoso. Quando se lê um livro, não importa qual seja, ou vê um filme, ou conversa com a sua avó sobre a revolução de 30, você está preenchendo sua mente com conteúdo, assuntos, preenchendo sua biblioteca mental com muitos livros, abastecendo seu banco de dados, que se tornará um solo fértil com respostas para estímulos ambientais, uma mistura mágica que propiciará o surgimento de novas ideias, novos conceitos, saídas criativas, soluções geniais.

Sim, mas como eu faço isso?

Simples, organize seu tempo, abra um espaço na sua agenda para ter um tempo livre só para você, não faça o louco que diz: “Neste final de semana estou de folga, vou fazer um curso ligado ao meu trabalho, ou vou colocar a papelada do escritório em dia”. Você vai enlouquecer deste jeito, vivendo seu trabalho 24 horas, os 7 dias da semana.

A psicóloga Mary Helen Immordino-Yang, da Universidade do Sul da Califórnia, apontou que a realização de pausas para ter momentos descompromissados é uma excelente maneira de alcançar maior criatividade e capacidade de inovação. Ou seja, toda noite quando chegar em casa, tire um momento para compensar o serviço do escritório, mas também tire um momento para passar com os filhos, para ver um filme, ler um livro, dar aquela relaxada antes de dormir, aquele momento que você respira fundo. Final de semana livre, mas quer colocar o serviço em dia ou fazer um curso, deixe essas tarefas para o sábado e desligue-se no domingo.

Outra dica é ter um hobby, algo que dê prazer e desligue sua mente da rotina de trabalho. Vá cuidar das plantas, jogar videogame, colecionar selos, ler um livro, ensaiar com a banda, tirar fotografia, cozinhar, pintar. É uma forma do seu cérebro respirar fundo ao ter outras áreas dele estimuladas, quando esvazia sua mente, dá espaço para as ideias se organizarem, é como se estivesse resetando a sua caixolinha, zerando para uma nova jornada, guardando ela por alguns minutos na caixa do nada.

Uma dica importante é trabalhar com o que ama, mas sabemos que nos dias de hoje as contas e os boletinhos falam mais alto que o amor ao trabalho, então estes momentos de ócio serão importantes para justamente pegar folego, respirar fundo para um novo mergulho em sua rotina. Sem isso, vai ser impossível aguentar aquele trabalho do tipo “obrigação”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Ócio Criativo te ajuda não apenas dar aquele respiro e fugir da rotina, mas também no aumento da produtividade, grandes corporações já perceberam isso, pois os colaboradores que vivem esse momento para si, são mais aptos para encontrarem soluções para os problemas, resoluções de conflitos, disposição para novas atividades e receptividade para novas ideias.

Se você anda cansado, estressado e sentindo o corpo todo dolorido. Liberte-se! Respire fundo, e tire um tempo para si, fazendo algo edificante, que ama e te dá prazer! E se você é gestor, pense em implantar esta cultura na sua empresa, tem várias formas como tirar uma hora em um dia da semana pra rolar um clube do livro, um cineclube, jogar conversa fora, falar qualquer coisa, essa troca de experiência pode ajudar no fortalecimento da equipe, que se tornará mais unida e acrescentará aos demais colegas, pois um novo conhecimento ou experiência será agregada, um novo olhar sobre as vivências daquele membro da equipe. Crie bibliotecas para aquele horário de descanso, cantinhos de leitura ou até uma sala de jogos. Lembrem-se da pirâmide de Maslow, sobre as necessidades, dê espaço para elas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Bibliográfia:

- DE MASI, Domenico. O ócio criativo. Entrevista a Maria Serena Palieri. Tradução de: Ozio Creativo. Traduzido por: Léa Manzi. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

Calebe Luo

Top Voice | AutoLiderança com IA | Neuro Coach Executivo & Liderança | Diretor de Marketing | Mentor | Robótica LEGO | CliftonStrengths | Power Skills | ACC ICF

5 a

Senti-me leve e animado, adorei o tom do texto. Sempre separo tempo para deixar as ideias tomarem vida própria na minha mente. Banho, natação, caminhada, conversas, leitura, cinema, museus, natureza, tudo colabora para me inspirar e fazer pontes entre diferentes disciplinas e pessoas. Não é perda de tempo. Pelo contrário, é foco no processo criativo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos